Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 30 de março de 2016

Agenda Belém: MESTRES E MESTRAS DO CARIMBÓ DO PARÁ



Pesca, agricultura, carpintaria, artesanato, cantorias-batuques-composições de carimbó, liderança comunitária, memória viva da cultura de sua terra e de seu povo...Foi na prática de um ou vários desses ofícios e funções que cada Mestre e Mestra conquistou a admiração e o respeito de sua comunidade, tornando-se uma referência para a cultura e a vida da sua vila, aldeia, cidade ou beirada.

São conhecimentos e práticas aprendidas e ensinadas ao longo da vida, pela força da transmissão oral que acontece do mais velho para o mais novo, dos pais para os filhos, da memória para a vivência. É assim que cada mestre ensina o que aprendeu sobre o Carimbó e suas tradições, tornando-se responsável pela preservação e pela continuidade desse precioso patrimônio junto à sua comunidade, transformando-se ele próprio em patrimônio vivo e ativo da sua cultura.

O Carimbó do Pará tem muitos mestres e mestras, plenos de conhecimento e sabedoria, imensamente generosos no esforço de colocar em prática e compartilhar o que sabem. Alguns poucos tem seus nomes (re)conhecidos fora de suas localidades, como Lucindo e Verequete, mas a grande maioria é invisível para a sociedade e para o poder público. E todos são absolutamente fundamentais para a cultura brasileira e para todos nós.

O público de Belém tem um encontro marcado com essas figuras maravilhosas no Espaço Cultural Apoena, no dia primeiro de abril, no Show “MESTRES E MESTRAS DO CARIMBÓ DO PARÁ – SOMOS PATRIMÔNIO”, uma grande celebração da beleza e diversidade de nossa grande tradição musical, hoje reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro.

O projeto “MESTRES E MESTRAS DO CARIMBÓ DO PARÁ” é uma iniciativa que busca valorizar e oportunizar alguns desses mestres e mestras anônimos do carimbó, desconhecidos do grande público, mas amados e respeitados por suas comunidades.

Atendendo ao convite do Espaço Cultural Apoena, a Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro” reunirá mestres e mestras do Carimbó vindos de 16 municípios paraenses, da Região do Salgado à Ilha do Marajó, do Tapajós à Região Metropolitana de Belém para uma grande festa carimbozeira. Eles e elas virão a Belém para participar da reunião do Comitê de Salvaguarda do Carimbó, promovido pelo Iphan, e da plenária do movimento carimbozeiro, atividades que ocorrerão nos dias 1 e 2 de abril.

O grupo formado por todos esses mestres expressa a beleza e a diversidade do Carimbó paraense, incluindo os sotaques peculiares de diferentes regiões, como o praiano, o rural, o urbano... São músicos, compositores, cantadores, poetas, dançarinos e construtores de instrumentos, vindos de todas essas localidades, revelando um pouco da riqueza e importância dessa manifestação.

O Show “MESTRES E MESTRAS DO CARIMBÓ DO PARÁ” terá uma importância fundamental para o fortalecimento do movimento carimbozeiro: toda a renda da venda de ingressos será destinada para a Campanha do Carimbó, um movimento cultural e social criado pelos próprios mestres e comunidades carimbozeiras de vários municípios paraenses. Esse movimento nasceu a partir das discussões promovidas no Festival de Carimbó de Santarém Novo desde 2005, tendo sido o principal responsável pela conquista do registro como patrimônio cultural nacional em 2014.

A comitiva de Mestres e Mestras do Carimbó do Pará será composta da seguinte maneira:

Mestre Aroldo do grupo “Revelação do Zimba (Salinópolis); 
Mestre Ticó do grupo “Quentes da Madrugada” (Santarém Novo);
Mestra Dona Amélia  do grupo “Cruzeirinho” (Soure/Marajó).
Mestre Manoel do grupo“Uirapurú”, Mestra Dona Bigica do grupo “Sereia do Mar” , Mestre Mário do grupo“Japiim”, (Marapanim);
Mestre Elias do grupo “Raios de Luz” (Curuçá);
Mestre Lico do grupo “Beija-Flor” (Vigia);
Mestre Moacir do Grupo “Filhos de Maiandeua” (Fortalezinha-Maracanã);
Mestre Álvaro “Lavico” do grupo “Parázinho” (Colares).
Mestre Lucas do grupo “Sancari” (Belém); 
Mestre Alexandre do grupo “Amigos do Carimbó”, Mestre Luiz do grupo “Águas Lindas”, Mestre Nivaldo do grupo “Pindorama” (Ananindeua);
Mestre Cazuza e Mestre Ilson do grupo “Unidos do Paraíso” (Santa Bárbara do Pará);
Mestre Bené do grupo “Brasileirinhos” (São Miguel do Guamá);
Mestre Come Barro do grupo “Raio de Sol” (Quatipurú);
Mestre Ribamar do grupo “Carimbó do Nilo” (Primavera); 
Pedro Ribeiro do grupo “Acauã” (Cachoeira do Arari);
Mestre Cláudio Capoeira do grupo “Cobra Grande” (Alter do Chão-Santarém);

Na ocasião será feito o lançamento do 2º Congresso Estadual do Carimbó, evento que reunirá mestres e lideranças de todo o Pará e cuja realização está prevista para o mês de maio

Serviço:

MESTRES E MESTRAS DO CARIMBÓ DO PARÁ
Show “Somos Patrimônio”
Dia 01.04.2016
Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450, esquina com Tv. Antônio Baena)
A partir das 22 h
Ingressos a 10,00 
Informações e venda antecipada: (91) 98191-6690 | 98303-7950 | 99969-3572









Mestres do Carimbó no Sesc Boulevard Belém
- setembro/ 2015 (Foto: Isaac Loureiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário