Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Som do Norte, 6 anos: o legado

Parece que foi ontem, mas já faz seis anos. Em 2009, foi neste dia, 3 de agosto, que o Som do Norte passou a ser atualizado diariamente, depois da votação para escolher seu nome (mantive registrado o nome que ficou em segundo lugar, Música do Norte, e passei a usá-lo para veicular o "Disco do Mês" a partir do final daquele mesmo ano). 

Em recente artigo para o LinkedIn (reproduzido no blog Jornalismo Cultural), intitulado "Obra e Legado", comento como eu durante boa parte destes 6 anos acreditei que o Som do Norte fosse, por si só, a minha obra. Na verdade, ele é, sim, uma forma de divulgar as obras dos músicos da região Norte. A esta função jornalística, outras foram se agregando com o passar do tempo. 

Na verdade, o Som do Norte nunca foi só o blog. Desde o começo, estávamos presentes no Twitter e depois de uma passagem pelo MySpace (chegamos a ter duas contas), hoje estamos também no Facebook e no Soundcloud (várias contas, inclusive uma só para entrevistas em áudio). Uma curiosidade: nunca tivemos página no Orkut, em 2009 eu já sacava que aquilo não teria muito futuro. De fato, a maioria dos artistas que tínhamos contato começou a abandonar o site em 2010, quatro anos antes de o Google decidir desativar o Orkut. Estamos também no YouTube, onde inclusive veiculamos dois pontos importantes do nosso legado: os vídeos com áudios do CD Bem que Podia, da Poeta Amadio, e os curtas-metragens da série As Tias do Marabaixo. Fiz a produção artística do CD e dirigi e editei os curtas. Além disso, uso a marca Som do Norte como forma de identificar e valorizar o trabalho das duas artistas que produzo, a já citada Poeta Amadio, de Rondônia, e a cantora Daniela Nascimento, do Amazonas. Atuo ainda como produtor associado dos roqueiros nortistas Veludo Branco, de Roraima, e Samara Noronha, de Rondônia. 

Outro ponto importante do legado que o Som do Norte vem semeando ao longo destes 6 anos foram estes quatro EPs virtuais exclusivos, que compilavam gravações já existentes mas que só viraram EPs por iniciativa nossa. Siga o link para ir para os posts originais, onde se pode ouvir e baixar os sons:

 


 



Já em novembro de 2011, saiu o único CD virtual que o Som do Norte lançou reunindo músicas inscritas pelas próprias bandas e/ou artistas - o CD Som do Norte 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário