Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Por que o @SomdoNorte está tendo menos atualizações?

Som do NorteVocês podem estar percebendo que agora em 2015 o Som do Norte vem sendo atualizado com menor frequência do que acontecia até o final do ano passado - nos primeiros cinco meses deste ano, por exemplo, tivemos 58 posts, praticamente o mesmo que foi publicado aqui apenas em outubro de 2014 (54 posts). Beleza, e qual o motivo disto?

Na real, são três os principais motivos:

nossa opção, anunciada em 1 de janeiro neste post, de não mais publicar Agenda no blog, exceções feitas a eventos solidários e/ou apoiados pelo blog. Optamos por divulgar os eventos diretamente em nossa fan page no Facebook e no nosso Twitter, e acreditamos que a escolha vêm se mostrando acertada.

estamos tendo dificuldades com outra opção, esta já implementada desde o ano passado, que era a de dar ênfase a Entrevistas - como vocês sabem, chegamos a lançar nova seção, Café com Tapioca, também em janeiro, especificamente para entrevistas. Já publicamos seis bate-papos da série, mas poderiam já ter saído mais dois, caso as bandas que receberam nossas perguntas as tivessem respondido. Evidente que lamentamos o ocorrido, mas isso também não quer dizer que vamos parar de fazer (ou ao menos de tentar fazer - risos) entrevistas, apenas estamos dividindo com vocês essa dificuldade de bastidores.

por fim, o mais grave, e que eu só soube no sábado, 30 de maio, através de um e-mail enviado pelo serviço Google Photos. É lá, desde agosto de 2009, que são armazenadas todas as fotografias hospedadas no Som do Norte. Para quem não é muito íntimo de termos técnicos, "foto hospedada" quer dizer que a imagem que você vê em nosso blog está armazenada num servidor exclusivo - no caso, a imensa maioria das fotos publicadas aqui no blog foi enviada por nós para o nosso Google Photos (uma pequena parte das imagens publicadas é copiada digitalmente, seguindo portanto hospedadas no domínio de quem as publicou, o que eventualmente deixa espaços em branco nos nossos posts quando algum site sai do ar ou se desativa alguma conta do Flickr ). Bom, e daí? Daí que eu descobri que o Google aglutina como uma coisa só três coisas completamente diferentes - todas as mensagens que já enviamos ou recebemos pelo e-mail musicadonorte@gmail.com, as fotos do Google Photos e arquivos que tenhamos armazenados no serviço Google Drive; o espaço gratuito máximo oferecido somando tudo isso é de 15 GB e eu já uso 14 GB. E nesse caso não há muito o que fazer, já que o Blogger, a plataforma que escolhi para abrigar o Som do Norte, pertence ao Google, logo sua utilização segue o que a empresa definir.

  • Existe solução para o terceiro e mais grave problema? Sim, com certeza. embora não seja muito prática. Como eu tenho um domínio registrado para o Som do Norte, tenho como transferir as fotos que hoje estão no Google Photos para o HD virtual do domínio somdonorte.com.br. Porém isso exige que eu verifique TODOS os 4.687 posts já publicados, UM A UM, o que se, por um lado, vai eliminar o risco de, como se diz popularmente, "entupir" a conta de e-mail do blog, por outro lado também vai consumir um tempo precioso, apenas para deixar tudo exatamente como está. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário