Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sábado, 14 de março de 2015

Lançamentos recentes: Pará, Amapá e Acre

Vou neste post reportar brevemente vários lançamentos musicais do Norte cujos artistas os enviaram para mim. Em função de estar editando o documentário As Tias do Marabaixo, não tenho conseguido fazer o garimpo habitual, então esse contato dos artistas com o blog é de fundamental importância. Vamos, pela ordem cronológica:

  • Em 24/2, Renato Torres postou no Soundcloud do Guamundo Home Studio uma versão remasterizada de "Bem Musical", composição sua em parceria com Maurício Panzera gravada por Juliana Sinimbú com a banda Clepsidra (formada pelos próprios compositores, mais Arthur Kunz) e que tem tudo a ver com o Som do Norte. Explico: essa gravação foi feita numa manhã de domingo de quase Natal, 21 de dezembro de 2008, a meu pedido. A bem da verdade, eu havia pedido a Juliana, a quem conhecera dois dias antes - primeiro através de um vídeo no YouTube, depois numa breve conversa por telefone, ela em Belém e eu em Porto Alegre. Na época, eu estava indicando artistas brasileiros para um festival que iria acontecer na Espanha no ano seguinte, e pedi a Juliana um áudio seu para a inscrição, sem imaginar que ela iria gravar em pleno domingo (rs). Mas também não tinha muita folga de datas, já que a organização do festival me pedira que enviasse tudo na segunda-feira sem falta. Bom, o festival não saiu, mas a versão original da gravação foi lançada por nós como primeiro single da Juliana em março de 2009 pela rádio web de outro site meu, o Brasileirinho e seu sucesso foi fundamental para minha decisão de lançar o blog Som do Norte cinco meses depois (aqui a postagem de "Bem Musical" no blog, em maio de 2010); outro fato curioso é que a mesma composição acabou por inspirar o nome do primeiro fã-clube da Juliana, chamado... "Bem Musical". 





  • Em 25/2, o duo paraense The Tump lançou novo single, "Jabá Power":






  • Em 26/2, a cantora e compositora amapaense Lara Utzig lançou seu primeiro single solo, "Valsa Flamejante". Lara integra a banda Desiderare, que já lançou um EP pelo Som do Norte em 2013 (Caleidoscópio) e prepara novo EP para breve. 





  • Em 4/3, outra amapaense, Myrian Fox, lançou um single, "Aqui Comigo", com a versão que fez em português para "Here whit Me", primeiro single da cantora inglesa Dido, curiosamente lançado primeiro nos Estados Unidos, em 1999, e só dois anos depois no Reino Unido, restante da Europa e Japão. 





  • Em 7/3, o paraense Pedrinho Callado lançou no YouTube o clipe em animação de sua parceria com Felipe Cordeiro, "O Amor é Fogo". Vou copiar aqui o que consta na descrição do vídeo no YT: 
Música do quarto album de Pedrinho Callado o Música na Rede é Peixe. Gravado em 2015, Amor é Fogo tem letra de Felipe Cordeiro, que faz uma participação especial, com música de Pedrinho Callado que assina o arranjo junto com Manoel Cordeiro que fez programações e teclados, no baixo Ney Rocha e na guitarra, Teclado e programações o próprio Callado, e guitarra adicionais e gravações de Ziza Padilha (Zarabatana Estudio) pré-produzido PCA (PA), voz Felipe Cordeiro gravado e mixado por Klaus Senna (SP). 






  • E fechando essa seleção, nesta quinta, 12/3, a acreana Kelen Mendes lançou sua regravação de "Plantação de Bacuri", clássico de Beto Brasiliense e Bernardete Testa que Pia Villa já gravara em seu CD Aldeia Sideral (2004). Já a versão de Kelen saiu no EP Inundação, de 2006. 

2 comentários:

  1. Seu trabalho é mesmo precioso Fábio. Parabéns e gratidão pelo precioso apoio aos sons do Norte. Cheiros das matas do Acre pra você. Saúde e sucesso sempre. Já o amor é a matéria prima do nosso trabalho e nosso coração está repleto. Isso sustenta tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelen, manifestações carinhosas como a sua é que me animam a seguir em frente. Conte comigo também sempre, sucesso pra nós!

      Excluir