Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

terça-feira, 24 de março de 2015

Agenda Acará (PA): Batuque Afro Amazônico

A valorização da cultura negra de um povo traduzida nos mais variados aspectos da arte. Esta é a proposta do projeto Batuque Afro – Amazônico que tem como proposta resgatar , valorizar e fortalecer as manifestações culturais de matriz africana. Em sua primeira versão, o projeto capacitou jovens e adultos da comunidade quilombola de Itacoã Miri, localizada no município de Acará e o resultado das oficinas poderá ser visto no espetáculo Batuque Afro Amazônico, que fará sua estréia no próximo domingo (29), as 17h, no Centro Comunitário da localidade.




Durante todo o mês de março a comunidade participou de diversas oficinas voltadas à valorização da cultura africana que estava se perdendo na tradição da localidade. Aos finais de semana foram ofertadas oficinas de teatro, dança, percussão, criação de figurinos e estamparia afro e tranças afro. As oficinas formaram multiplicadores de cultura e gerou a criação de um grupo de dança afro amazônica na comunidade.

Harles Oliveira, diretor e idealizador do projeto, pontua a necessidade que a comunidade tinha de um projeto como este. “As atividades desenvolvidas pelo nosso projeto atenderam a necessidade da própria comunidade que há muito tempo pretendia resgatar o grupo de dança que existia há alguns anos atrás, e que deixou de existir porque parte dos dançarinos, e lideranças do grupo, deixaram a comunidade em busca de melhores condições de vida na capital. Portanto, o nosso projeto vem justamente ao encontro desses interesses quando propõe atividades que venham capacitar novos dançarinos, percussionistas e figurinistas para darem continuidade ao novo grupo de dança; gerando, por conseguinte, ações culturais positivas provenientes de seus resultados”.



O projeto ainda contará com uma palestra de conscientização ambiental no dia 28, que abordará os impactos de resíduos nocivos ao meio ambiente e um mutirão de limpeza na localidade. Neste dia, além do espetáculo resultante das oficinas, haverá também uma roda de tambor em comemoração a apresentação do novo grupo a comunidade. O grupo também planeja trazer a roda de tambor a Belém no dia 12 de abril na sede da ACENA, localizada no Conjunto Maguari.

Este projeto foi selecionado pelo Programa Amazônia Cultural, tem patrocínio do Ministério da Cultura, com a realização da ACENA – Associação Cultural dos Negros e Negras da Amazônia, conta com a produção de Francisco Tapajós e coordenação do Coletivo de Expressão Cultural da Amazônia.





SERVIÇO: 

Espetáculo “Batuque Afro Amazônico”. 
Centro Comunitário de Itacoã Miri - Município de Acará. 
29 de março. 17h. 
Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário