Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Sobre publicação de Agenda no blog, anúncios e apoio

Inicialmente, feliz 2015 a todos! Aproveitamos a chegada do novo ano para implantar uma mudança aqui no blog, que já vinha sendo pensada, ensaiada, deixada de lado e retomada mensalmente há algum tempo. Decidimos não mais fazer posts com agenda aqui no blog. Calma, vamos explicar detalhadamente a seguir, através de perguntas-e-respostas:

1 - O Som do Norte não vai mais divulgar agenda dos eventos e das bandas?

R: Som do Norte vai continuar a divulgar agenda dos eventos e das bandas, apenas não mais como posts aqui no www.somdonorte.com.br - à exceção de shows beneficentes, com arrecadação de alimentos ou doações, ou que destinem parcial ou totalmente sua renda para causas ou instituições sociais. A agenda será divulgada em nossa página no Facebook e em nosso Twitter. São ferramentas mais dinâmicas e a que todo mundo tem acesso (no caso, digo 'todo mundo' pensando em quem entraria no blog para se informar sobre os eventos que vão rolar). 

2 - Tá, mas por quê?

R: Pode não parecer, mas publicar agenda de eventos regularmente é algo que toma um tempo considerável. Muitas vezes uma produtora ou uma banda divulga o evento com muita antecedência, e aí quando a data chega perto acontecem mudanças - de local, de artistas/bandas convidados, de horário etc. etc. A partir do momento em que você publica, você acaba se tornando responsável pela difusão correta daquela informação, o que inclui atualizá-la. Porém nem sempre os organizadores te informam, muitas vezes eu descubro isso navegando ao acaso pelo Facebook, e procuro corrigir na hora. Fora as vezes em que o evento é simplesmente cancelado sem maiores satisfações a ninguém (ex: o show que Caetano Veloso anunciou em seu site que faria em Macapá em dezembro de 2014, e que nunca mais ninguém ouviu falar desde então).

As Tias do Marabaixo
Mas o principal motivo para que eu, Fabio Gomes, jornalista e editor deste blog, tenha pensado em fazer isto agora, é porque minha prioridade em 2015 será a conclusão e o lançamento de meu primeiro documentário de longa-metragem, As Tias do Marabaixo. A idéia é dedicar o primeiro semestre à edição do filme e lançamento em Macapá, e o segundo semestre à circulação na região Norte. Boa parte dessa aventura (principalmente circulação, né, edição é um lance mais parado - risos) será contada aqui no blog, que seguirá publicando entrevistas e noticiando lançamentos musicais (CDs, EPs, singles, clipes). 

3 - Mas, poxa, e se a minha banda quiser ter o evento publicado no blog mesmo assim?

R: Sem problemas! Basta entrar em contato pelo e-mail musicadonorte@gmail.com e solicitar um orçamento para o anúncio do seu evento. Quando mais tempo antes do evento, melhor para você, pois podemos oferecer a você um valor mais vantajoso e em troca do qual você terá um maior tempo de exposição no blog, e também no Facebook e no Twitter, é claro. E você poderá pagar com conforto e segurança através do PagSeguro. 

4 - Era tão legal quando o blog apoiava os eventos...

R: Foi bom você ter tocado neste ponto, pois aí está um grande erro relacionado ao jornalismo cultural! Um blog publicar o flyer do seu evento, ou um jornal noticiá-lo, não se constitui apoio, e sim veiculação (eu poderia ser menos técnico e dizer divulgação, mas essa quem faz é o assessor de imprensa - o assessor divulga pro jornalista e pro blogueiro, e estes publicam em seus veículos, ou seja, veiculam. Fim da aula). 

O apoio se configura quando cada uma das partes envolvidas auxilia a(s) outra(s) de alguma forma. E como isso poderia funcionar? Simples: você insere o logotipo do blog na arte do flyer do seu evento, e em troca nós o publicamos no blog e disseminamos esta informação através dos nossos Facebook e Twitter. Para solicitar apoio, utilize o e-mail que tá destacado em azul ali em cima. 

5 - Égua, show esse lance de apoio, mas tem algum custo?

R: Totalmente sem custo, free, 0800 - para isso é apoio! Você só vai ter algum custo se for mandar imprimir o flyer no qual estará inserindo o nosso logotipo, mas aí já é um acerto entre você e a gráfica, para o Som do Norte você não terá que pagar nada referente ao apoio. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário