Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Especial: Todo Mundo quer Amor (1ª parte)

Quando planejei a veiculação da Campanha Vista essa ideia, para a divulgação das Camisas Som do Norte, jamais imaginei que iria incluir um protesto em uma das peças publicitárias. Isto acabou acontecendo no cartaz divulgado em 7 de dezembro, o Bora valorizar o astral da Amazônia (ao lado), que chamava a atenção para o fato de já não mais existir a arte mural pintada pela artista Carla Antunes na praça Floriano Peixoto (Macapá), que usei como um dos cenários das fotos que fiz em outubro com a modelo Suelen Leão usando as camisetas da nossa marca. 

Desta forma, parte do material que geramos pensando em divulgar e vender nossos produtos acabou se constituindo também num registro de uma obra de arte que se perdeu, pelo fato de alguém tê-la coberto de tinta branca, possivelmente em novembro, de uma forma em que ainda era possível ver aqui e ali pedaços da pintura de Carla, mas totalmente descaracterizada. Assim, me pareceu válido, logo após o encerramento da campanha, publicar um ensaio comentado com as fotos que fiz usando a pintura de Carla como cenário. Como são no total 30 fotos, a publicação será dividida em dois blogs - a 1ª parte, aqui, reunindo as fotos em que Suelen veste as camisas Música Popular Nortista e Som do Norte, e a 2ª parte no blog Jornalismo Cultural, com a camisa Bora Coisar

Todas as fotos do ensaio foram feitas na tarde de 19 de outubro de 2014, um domingo. 



Essa foto acima, caso fosse usada na campanha, certamente seria beeem cortada, afinal deveria ser possível ler com clareza os dizeres da camiseta. É a única do ensaio onde a modelo está em pé acima do mural (existem degraus no lado oposto à parede pintada, esta parte da praça parece pensada para receber competições esportivas). À esquerda, se percebe a tinta azul que certamente cobria toda essa parede, e que se nota também sob a pintura de Carla. 

As sete fotos seguintes foram tiradas a pedido da própria modelo, para seu acervo pessoal, já que, por não permitirem a leitura dos dizeres da camiseta, não seriam usadas na campanha. Foi de Suelen a ideia de deitar sobre a pintura, e de posicionar como se a mão pintada estivesse tocando seus cabelos. 










As próximas sete fotos, com a camiseta do blog, foram tiradas quando o Sol já começava a se pôr (a parede-cenário fica voltada para o oeste). A praça fica nas proximidades da histórica Fortaleza de São José, inaugurada em 1782, e a 5 quadras do Rio Amazonas.






Nesta foto, gosto do belo efeito do Sol iluminando
bem a modelo, sem que a intensidade 
da luz lhe provoque uma careta. 





  • Dando os devidos créditos: as fotos são de minha autoria; a arte mural é da artista Carla Antunes; a modelo do ensaio foi a incrível Suelen Leão. A camiseta Som do Norte foi criada por mim, e a Música Popular Nortista foi adaptada por mim de uma arte original do designer Boca Anízia Béra


Não deixe de ver a 2ª parte no blog Jornalismo Cultural 

Nenhum comentário:

Postar um comentário