Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sábado, 13 de dezembro de 2014

Agenda Santarém Novo (PA): 12º FEST RIMBÓ – Festival de Carimbó



“...O carimbó daqui é popular.Popular quer dizer que é do povo, o povo que faz a festa.”

 (Mestre Celé, da Irmandade de Carimbó de São Benedito)


O FEST RIMBÓFestival de Carimbó de Santarém Novo – é o principal evento aglutinador e articulador da Campanha do Carimbó, movimento cultural e social responsável pela recente conquista do registro deste nosso valioso bem cultural como patrimônio imaterial nacional. Organizado desde 2002 pela centenária Irmandade de Carimbó de São Benedito, a 12º edição do FEST RIMBÓ acontecerá na cidade de Santarém Novo/PA, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2014, antecedendo a tradicional Festividade de Carimbó também mantida nessa comunidade por essa Irmandade. Acesse aqui a programação completa (em arquivo PDF)


Há mais de uma década em atividade, o Festival de Carimbó de Santarém Novo foi o primeiro a levantar a bandeira do reconhecimento do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro, buscando revelar ao Pará e ao Brasil toda a beleza, força e originalidade dessa tradição ancestral, apresentando as suas diversas expressões, tão ricas em timbres e estilos, dando visibilidade aos mestres tradicionais e estimulando os jovens músicos e dançarinos que são a garantia de sua continuidade e renovação. Muito mais do que um simples evento anual, o Festival busca contribuir para o reconhecimento e valorização do Carimbó como elemento essencial da identidade cultural paraense, envolvendo um público crescente em diversas atividades como Seminários, Encontro de Mestres, Oficinas, Mini-Festival com grupos infantis e Circuito Cine Carimbó, além da Mostra Mestre Celé de Carimbó (estilos raiz e livre) e de animados bailes e shows com grupos de carimbó de toda a região.

Território de encontro e celebração da diversidade do carimbó e suas várias vertentes, o FEST RIMBÓ conseguiu se firmar como um dos principais eventos de cultura popular da região, reunindo ao longo desses doze anos centenas de músicos, dançarinos, grupos e mestres tradicionais de carimbó de vários municípios paraenses em um espaço onde se junta a festa com a reflexão, o show com o debate, a educação e a oralidade, o palco com a roda de conversa.

A programação de 2014 inclui a 12ª edição da “Mostra Mestre Celé de Carimbó”, assim chamada em homenagem a um dos mestres da Irmandade já falecido. Aberta a grupos de todo o Pará, a Mostra Mestre Celé tem proporcionado visibilidade e valorização de grupos e compositores tradicionais de carimbó em atividade, reconhecendo e afirmando a rica diversidade musical da manifestação. Hoje é considerada a mais antiga e representativa mostra de carimbó do Pará, recebendo grupos e mestres vindos dos municípios da região do Salgado, Marajó e Belém, revelando a beleza e variedade dos sotaques e estilos desta tradição ancestral.

O 12º FEST RIMBÓ é também o espaço maior de articulação da Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”, movimento cultural que nasceu neste mesmo Festival em dezembro de 2005, quando a Irmandade de São Benedito e vários grupos culturais iniciaram a mobilização junto ao IPHAN para registrar o Carimbó como patrimônio imaterial da cultura brasileira. Nesta edição teremos o Seminário da Campanha, sob tema “Organização Comunitária e Salvaguarda do Patrimônio Imaterial”, onde se discutirá as questões relacionadas ao processo de registro do Carimbó  e outros patrimônios culturais já reconhecidos, como o Samba de Roda, propondo estratégias e diretrizes para a construção do Plano de Salvaguarda do Carimbó junto ao Iphan a partir de 2015. Participam os coletivos locais da Campanha do Carimbó de diversos municípios paraense, além de mestres, jovens músicos e dançarinos, produtores culturais, educadores e instituições ligadas à cultura popular.


O 9º Encontro dos Mestres de Carimbó será mais uma atividade fundamental do evento, espaço onde ocorrem as trocas, vivências e articulações entre mestres e mestras tradicionais que lutam pelo reconhecimento de seus saberes e fazeres, contando com a participação de mestres vindos de diversos municípios. Experiência única no Pará, o encontro deste ano discutirá as expectativas e anseios dos mestres após o registro do carimbó como patrimônio imaterial nacional, levantando suas necessidades mais importantes. O encontro também será o momento de exibição e análise coletiva do vídeo-documentário produzido pelo Iphan para o processo de registro, uma vez que só agora foi disponibilizado para o movimento carimbozeiro.

O festival realizará ainda Cortejos de Carimbó e Levantação de Mastro, Festa no Barracão, Alvoradas, Feira de Artes e Sabores Amazônicos, Cine-Carimbó e animados bailes e shows com grupos convidados, como o Grupo Sancari (Belém) e Os Quentes da Madrugada (Santarém Novo).

O 12º FEST RIMBÓ será realizado na cidade de Santarém Novo, na região do Salgado paraense, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2014, antecedendo as tradicionais festas de carimbó da centenária Irmandade de São Benedito desta cidade.

Todas as atividades do evento serão gratuitas e abertas ao público. A realização é da Irmandade de Carimbó de São Benedito, em parceria com a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, tendo o apoio da ABRASEL-DF, FUNTELPA, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Santarém Novo, IACITATÁ Amazônia Viva. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário