Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Cronistas da Rua mostram mulher plural no clipe de "Ela É"

Por Raissa Lennon,
de Belém

Um elogio às mulheres. Só isso que eu consigo pensar ao assistir o clipe de “Ela é”, da dupla de rap paraense Cronistas da Rua. A mulher que é apresentada no vídeo, com uma interpretação muito natural da linda Dauana Parente, não é qualquer mulher, é a mulher plural, amazônica, que luta para ser feliz. Diferente da imagem feminina que é colocada diariamente da TV, a exemplo do seriado global “Sexo e as Nega”, em que a mulher é vista como um “objeto disponível”. Com uma referência do novo cinema pernambucano, o clipe tem a direção e produção de Muamba Estúdio, responsável também pelo clipe de “Concurso”, da banda paraense Molho Negro.



O roteiro é simples, mas com uma carga interpretativa que vai além. Uma mulher jovem, forte e que enfrenta diariamente as dificuldades impostas por seu gênero e sua condição social. Ela é trabalhadora e independente, e não compactua com as opressões que sofre, ou seja, as enfrenta. Com uma fotografia bonita e competente, as imagens mostram a personagem em um banho de praia numa cor azulada, que pode ser tanto no nascer do dia, quando no anoitecer. Além de um cotidiano duro com tons em marrom, e luzes coloridas ao final, em uma festa que se vai para esquecer as doses diárias dos problemas.

Esse é o segundo clipe dos "Cronistas da Rua" para divulgação do álbum Tekoha, lançado em março deste ano (leia a entrevista que eles concederam ao Som do Norte) (NR: o primeiro foi de "Amanajé", não disponível no canal de YouTube do grupo). A dupla é formada por Dime Cronista e Alonso Nugoli, que trabalham juntos desde 2011. Em “Ela é”, a sonoridade passeia pelo rap e pelo samba-rock, com o beatbox de Alonso e Dime nos vocais.  O clipe encaixa bem na canção que diz: “Ela é... trilha pra essa canção/ Ela é... menina e também mulher/ Ela é... fonte e inspiração/ Ela é... correria e sabe o que quer”.

Ficha Técnica:

Realização: Cronistas da Rua
Roteiro/Direção/Produção:Muamba Estúdio
Assistente de produção: Franscisco Sidou
Elenco : Dauana Parente / Ramón Rivera / Guilherme Sarmanho

Nenhum comentário:

Postar um comentário