Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Post nº 4500: Ato Comemorativo "Carimbó do meu Brasil"




A Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro está organizando um grande Ato Público Comemorativo pelo Registro do Carimbó Como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, uma merecida festa para marcar essa conquista histórica para a cultura e o povo paraense.

O Ato Comemorativo, denominado "Carimbó do meu Brasil", será realizado no dia 11 de setembro de 2014 em Belém do Pará, na Praça do Povo do CENTUR a partir das 09 horas da manhã, acontecendo em simultâneo à realização em Brasília da reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio do IPHAN, que finalmente decidirá sobre a titulação do nosso carimbó como patrimônio imaterial nacional. Essa reunião irá finalizar o processo de registro junto ao Iphan desse bem cultural, iniciado oficialmente em 2008 e que foi resultado das discussões e mobilização que grupos e mestres de carimbó iniciaram em 2005 na cidade de Santarém Novo, local onde nasceu o movimento da Campanha do Carimbó.

Organizado pela Campanha do Carimbó, com o apoio de várias instituições públicas e privadas, o Ato tem por objetivo comemorar e dar visibilidade a essa conquista histórica para a cultura popular paraense e brasileira, um momento pelo qual lutamos há nove anos. A intenção é reunir na capital dezenas de grupos e mestres carimbozeiros das diversas regiões do Estado, como a do Salgado, Brangantina, Marajó e Metropolitana, cada um trazendo sua tradição e sonoridade particular, evidenciando a força e a diversidade dessa expressão cultural autenticamente paraense.

Os organizadores também pretendem transmitir ao vivo o momento da reunião em Brasília que decidirá sobre o registro do Carimbó, para que o público presente no ato em Belém possa assistir e comemorar o resultado. Uma pequena comissão de mestres e representantes da Campanha do Carimbó estará presente na capital federal para a reunião, a convite do Iphan, para acompanhar tudo de perto.

A grande festa do carimbó no dia 11 em Belém vai começar bem cedinho, às 06 da manhã, com uma bela Alvorada de fogos e carimbó na Feira do Ver-O-Peso, um dos mais conhecidos cartões-postais do Pará. O Grupo Sancari, do Bairro da Pedreira, animará essa alvorada com seu ritmo quente, já convidando toda a população da capital para o ato que acontecerá no CENTUR. Alvoradas como essa também ocorrerão em cada município de onde sairão as caravanas com os grupos e seus mestres, convocando o povo paraense para esse belo momento de comemoração.

Segundo Isaac Loureiro, coordenador da Campanha do Carimbó, o evento em Belém será uma oportunidade para as comunidades carimbozeiras manifestarem sua alegria pela conquista do título de patrimônio cultural nacional, afirmando a importância da participação protagonista e ativa de seus mestres e lideranças em todas as etapas do processo de registro.

Será também uma bela oportunidade para o público de Belém conhecer e se deliciar com a beleza e variedade de sotaques, estilos e caqueados peculiares dos grupos vindos de Marapanim, Salinas, Curuçá, Santarém Novo, Vigia, Colares, Maracanã, irituia, Santa Bárbara, Soure, Salvaterra, Ananindeua e Belém, entre outras localidades participantes do evento.

Em Belém a coordenação do evento está pedindo doações de alimentação e água para atender as caravanas vindas dos municípios. Outra necessidade é hospedagem/alojamento para os mestres e grupos vindos do Marajó, que precisam pernoitar na capital. Quem quiser colaborar com o Ato, pode entrar em contato com a coordenação da Campanha do Carimbó:

(91) 8191-6690 / 9993-6878 (Isaac Loureiro)
(91) 8199-7671 (Mestre Manoel)

Serviço:

Alvorada da Campanha Carimbó
Quando: 11 de setembro
Hora: 6h
Onde: Ver-o-Peso (próximo ao setor de artesanato)

"Carimbó do Meu Brasil" - Ato Público Comemorativo pelo Registro do Carimbó Como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro
Quando: 11 de setembro de 2014
Hora: 09 às 20 horas
Onde: Praça do Povo - CENTUR - Av. Gentil Bittencourt, esquina com Tv, Ruy Barbosa, Belém/PA
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário