Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Lançamento: Espera a Chuva Passar - Os Descordantes



O Som do Norte lança com exclusividade hoje o primeiro CD da banda Os Descordantes, de Rio Branco. Anteriormente, o grupo já havia divulgado um EP, Vida em Cinco Atos, também lançado por nós. No novo disco, a banda acreana dá mostras de sua evolução, tanto em termos de som quanto nas letras, além de ter conseguido criar uma atmosfera setentista que dá ao trabalho um charme todo especial. Tenho a impressão de que as composições d'Os Descordantes já nascem clássicas.

Quatro das músicas do novo trabalho estavam presentes no EP de 2012: "Enquanto Puder", "A Hombridade", "Sair Daqui" e "Descrença". 

Ouça o disco ao final do post. Baixe-o no Mediafire . 

Fabio Gomes

***

Release

"Os Descordantes" é um nome conceito.

Confundir com aqueles que discordam de tudo chega a ser um grave erro de ortografia. O nome vem de algo ainda mais interessante: as poesias que os trovadores franceses da idade média escreviam para seus amores não correspondidos. Essas poesias eram chamadas "descordos" ou "trovas". Quem faz o "descordo" é trovador, logo o adjetivo "descordante" não existe no dicionário, mas está fixado em nossa alma artística quanto banda.

Além de ser uma das belezas naturais mais significativas e inspiradoras, a lua cheia tem tudo a ver com o descordo, aliás, essas poesias, que acabavam virando canções, eram cantadas nas janelas de suas amadas em noite de lua cheia.

"Espera a chuva passar" é um trecho da letra de uma das nossas músicas favoritas do disco, e também, uma frase que fala muito sobre o que a banda passou de alguns anos pra cá. Além disso, retrata a grande dificuldade que todos nós acreanos tivemos na época da cheia com a chuva que não passava nunca. "Espera a chuva passar" significa superar-se, ultrapassar obstáculos, fazer a coisa acontecer. Logo depois de uma grande chuva, vem um céu limpo, que na verdade, sempre esteve acima das nuvens avermelhadas. O céu está lá, você só precisa esperar a nuvem ir embora para vê-lo.

Agradecimentos:

Tivemos o apoio majoritário da FAAO (Faculdade da Amazônia Ocidental) e da Porto Veículos (Nissan/Renault), que nos deram uma força impressionante, tornando possível realizar esse sonho. Do nosso lado também estiveram pessoas como Josiany Nogueira, do Atacadão Rio Branco, Ednaldo Vieira e Maria Cavalcanti, nos apoiando a cada passo dado para solidificar esse trabalho. O Governo do Acre nos deu o apoio necessário na reta final e aqui estamos.

Os Descordantes





Ficha técnica
Os Descordantes – Espera a chuva passar

Diego Torres: voz, guitarras, violões e bateria (faixa 2)
Saulo Olimpio de Melo: baixos
George Naylor Mesquita / Thiago Melo: baterias
Marxson Henrique: teclados
João Vasconcelos: percussão, piano (faixa 4), baixo (faixa 5), guitarra (faixa 11)
Juliano Gondin: Saxofone
Rogério Martins: Trompete
Alexandre Moraes: Trombone
Produzido por João Vasconcelos
Co-produzido por Diego Torres e Os Descordantes
Assistência de gravação: Juliano Gondim

Gravado por João Vasconcelos e Juliano Gondim entre Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014 no "Studio GD Music", em Rio Branco – Acre

Editado por João Vasconcelos no estúdio “Cambuci Roots”, em São Paulo-SP.

Mixado e Masterizado por Klaus Sena no "Klaus Haus studio", em São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário