Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Pará: Música na Estrada inicia hoje a segunda semana de shows

Por Luciana Medeiros

Na Estrada desde o início do mês, o Circuito da quarta edição do Música na Estrada, projeto patrocinado pela Lei Rouanet e Vale, com realização do Ministério da Cultura e da MM Produções, já passou por dois municípios, Parauapebas (08) e Curionópolis (11), cumprindo uma primeira etapa.


Esta semana, teve início a segunda etapa e a caravana do Música na Estrada chegará a Canaã dos Carajás nesta quinta-feira, 15, e no sábado, 17, à Marabá, fechando o ciclo deste semestre na região sudeste do Pará.  Nestas duas cidades serão realizados shows de Pedrinho Callado (foto à esquerda) e Allan Carvalho (foto no final do post), dois compositores que costumam participar e a levar premiações em festivais da canção nesta região, fazem parte desta segunda leva.


Além deles, as cantoras Camila Honda e Larissa Leite, da nova geração de cantoras paraenses, assim como Natalia Matos, e complementando o grupo, a programação, em Canaã e Marabá, conta ainda com o bom rock’n roll da banda Molho Negro. Em Marabá, haverá mais uma participação do cantor Beto di Mayo, que também se apresentou em Parauapebas, e do músico Diego Aquino.


Camila Honda


Natália Matos, Antonio Novaes e Projeto Secretos Macacos, que integraram a primeira leva de artistas do projeto, enfrentaram, junto a equipe técnica, 14 horas de estrada, até chegar em Marabá, onde pernoitaram, e na manhã seguinte, seguiram por mais três horas para chegar a Parauapebas.

Novo elenco na estrada - Não foi diferente com a nova equipe, que saiu nesta última quarta-feira, 14, de Belém, entusiasmada em levar seu trabalho autoral a duas cidades bem distante da capital, onde atuam.

Allan Carvalho, por exemplo, vem desde meados da década de 90, atuando na cena local, tendo inúmeros parceiros musicais, como Ronaldo Silva, Cincinato Jr., Camilo Delduque, Dudu Neves, entre outros. Também assina passagem por importantes grupos, como o Tanguru-Pará, Muxinga, Curimbó de Bolso e, em especial, o Quaderna, onde hoje atua e conta com um CD, que levou o grupo ao programa Sr. Brasil – TV Cultura/SP (de Rolando Boldrin), e ainda conquistou em 2008 o Prêmio Dynamite/SP.

Allan Carvalho é instrutor musical do Instituto Arraial do Pavulagem, desde 2006, e agora atua como vice-presidente deste, e a e a partir de 2011 vem desenvolvendo o projeto "Pregões - A Melodia das Ruas", pelo IAP e pela UFPA, o qual resulta este ano em um CD. Ao lado de Ronaldo Silva, ele desenvolve desde o ano passado o projeto Rios do Mundo, que registra, de forma independente, obras da dupla e de autores locais. Mas desta vez, será ao lado de Pedrinho Callado que ele tocará seu violão e banjo, para o deleite do público que os aguardam em Canaã e Marabá. Pedrinho e Allan dividirão o palco e apresentarão seus trabalhos.

Mais uma dupla no palco da carreta - E tem mais uma dobradinha nesta segunda etapa, das duas jovens cantoras, revelações no cenário musical paraenses, prestes a lançar CD, Larissa Leite (foto à direita) e Camila Honda.

A primeira, já conhecida pelo seu trabalho como sambista vai levar a carreta palco do Música na Estrada o trabalho “Ela só quer Misturar”, titulo do CD, que virá com um mix musical estiloso. Com apenas 19 anos, Larissa Leite vem se destacando no cenário artístico paraense, por sua voz diferenciada. Ela gravou músicas de grandes compositores, como Paulinho Moura, Danny Lúcio, Saddy Menescal,  Camila Alves, Nego Nelson, Toinho Gomes, Inês Fernandes, entre outros.

Já Camila Honda começou a carreira em aulas de canto popular e em 2008 teve sua primeira experiência profissional a convite do pianista Paulo José Campos de Melo. Depois disso participou de alguns projetos ao lado de outros artistas locais, entre eles, Felipe Cordeiro.

Teve a oportunidade de atuar como cantora no exterior, em 2009, quando foi para Portugal para concluir um mestrado em Criação Artística Contemporânea. Se sentindo mais à vontade no universo musical, a cantora de traços e raízes orientais encara sua nova fase, subindo ao palco agora para cantar – não mais bailarina– e experimentando a linguagem que escolheu para se expressar.

No fim de 2012, seu projeto de gravação de CD foi um dos selecionados do Natura Musical. E em 2013, Camila caminha a passos largos para consolidar sua carreira. Destaque na Mostra Terruá Pará, a cantora foi escolhida para integrar o time de estrelas da música paraense que integram o espetáculo. Ainda esse ano, ela vai se apresentar em vários shows do Terruá Pará pelo país ao lado de artistas como Strobo, Gang do Eletro, Felipe Cordeiro, Adamor do Bandolim, Luê, entre outros.

A programação com os artistas selecionados, em Canaã e Marabá, conta ainda com a banda Molho Negro, que vai levar pra o sudeste paraense o filão do rock urbano de camisa preta, jaquetas e riffs diretos de rock ‘n’ roll está muito bem representado pelo trio Molho Negro.

Rock na caravana - Esse molho não está em nenhum prato regional que traga carimbo, guitarrada, tecnobrega, pupunha e açaí, que é ainda mais pesado. Influenciados por Danko Jones, Black Rebel Motorcycle Club e The Vines, o trio formado por João Lemos (guitarra e voz), Raony (baixo) e Augusto (bateria) reúne uma pegada forte, com riffs intensos e muita ironia nas mensagens e com a grata missão de fazer todo mundo dançar e cantar junto. Show do Molho Negro é noite de diversão e rock na lata. O preto no branco que compõe a estética visual da banda está muito bem amarrada ao conceito de sua canções diretas e sem firulas.


Molho Negro


A banda lançou seu primeiro disco em outubro de 2012, gravado em Goiânia e Natal, sob a produção de Gustavo Vazquez e Anderson Foca, respectivamente. Com canções que grudam no cérebro como "Fliperama Superstar", "Ela Prefere o DJ" e "Aparelhagem de Apartamento" o álbum vicia de imediato. Cuidado. O disco está disponível para download no website oficial https://www.molhonegro.com

Participações - A programação conta ainda com mais duas atrações locais, Beto Di Mayo, que já esteve também em Parauapebas e o cantor Diego Aquino, radicado há dois anos em Marabá. Não perca.

Serviço

4ª Edição Música na Estrada. Nesta quinta-feira, 15 de maio, na Praça da Bíblia, em Canaã dos Carajás, e no sábado, 17, na Praça São Félix, em Marabá. Sempre a partir das 20h. Patrocínio Lei Rouanet e Vale. Realização Ministério da Cultura e MM Produções. Mais informações: 91 8109-7792 / 3355-8668 / https://www.facebook.com/suamusicanaestrada.

Allan Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário