Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 27 de março de 2014

Campanha do Carimbó realiza encontro em Marapanim no domingo, 30

Marapanim, na microrregião do Salgado, é um dos municípios do Pará onde o Carimbó se manifesta de forma mais autêntica e tradicional. Terra de Mestre Lucindo, Mestre Bento e Mestre Pelé, ícones dessa tradição, a cidade se prepara para realizar o 3º Encontro Marapaniense da Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”, no dia 30 de março de 2014 (domingo), das 8 às 17 h, na Escola Municipal Zaira Trindade, sito à Rua Ledo Martins, Bairro Novo.

            Segundo Mestre Manoel Aguinaldo, da Associação Uirapuru e um dos organizadores do evento, Marapanim é o principal pólo de carimbó do Estado, contando com mais de 40 grupos em atividade, sendo um dos pilares da Campanha do Carimbó desde o início das discussões em 2005, ainda em Santarém Novo. O mestre explica que o pedido oficial pelo registro foi assinado pelas associações marapanienses Uirapuru, Raízes da Terra e Japiim, em conjunto com a Irmandade de São Benedito, esta de Santarém Novo. Em março de 2008 essas lideranças realizaram o primeiro encontro da Campanha em Marapanim, preparando as diversas comunidades para receberem os pesquisadores do IPHAN  – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – e buscando integrar os grupos do município ao movimento mais amplo. Desde então várias ações vem sendo feitas para consolidar a luta pela valorização do carimbó na região.



Fotos do 1ª Encontro do Carimbó em Marapanim 
- março/2008 (autor: Isaac Loureiro)


Para Zuleide Alves, coordenadora do Grupo Raízes da Terra e filha do falecido Mestre Bento,  o Encontro é uma grande oportunidade para todos saberem mais sobre a conclusão e resultados do processo de registro, além de iniciar a discussão do Plano de Salvaguarda do Carimbó, conjunto de estratégias e ações a serem implementados pelo governo em prol do bem cultural registrado. O evento também deverá tratar da mobilização estadual que o movimento planeja para junho em Belém, no momento da reunião do Conselho Consultivo do IPHAN que definirá o título de patrimônio cultural imaterial brasileiro para o carimbó.

Outro objetivo do encontro é discutir com os mestres e grupos a organização local e estadual da Campanha, inclusive a criação de uma entidade representativa do Carimbó em âmbito municipal e estadual, a exemplo da experiência do Samba de Roda e de outros patrimônios já reconhecidos no país.


   A coordenação local do evento é das Associações Culturais ¨Uirapurú¨, ¨Japiim¨ e ¨Raízes da Terra¨, tendo o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Marapanim.



O Carimbó patrimônio cultural brasileiro: estamos chegando lá...

“Morena vamos comigo, passear na beira mar
Debaixo da rama verde, onde mora o sabiá...”
(Mestre Bento)


Considerado o gênero musical tradicional mais conhecido do Pará, o Carimbó é uma manifestação que ocorre há mais de dois séculos em várias regiões do Estado, sendo um elemento fundamental da identidade cultural de nosso povo. Resultado da formação histórica e cultural das populações da Amazônia, sua perenidade e resistência deve-se principalmente a processos de transmissão oral e a modos de vida tradicionais preservados pelas comunidades do litoral e do interior paraense, dentro de seu contexto social, cultural e ambiental.

Em busca da valorização e fortalecimento desta manifestação cultural popular, mestres e grupos de carimbó de vários municípios paraenses criaram em 2006 a Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”, movimento que levanta a bandeira do reconhecimento do Carimbó como patrimônio da cultura brasileira. Organizada a partir das discussões promovidas durante o Festival de Carimbó de Santarém Novo, a Campanha do Carimbó tornou-se um amplo e inédito movimento social e cultural que integra dezenas de grupos e comunidades de carimbó, tendo sido a responsável pelo processo iniciado em 2008 junto ao IPHAN para registrar o Carimbó Paraense como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Atualmente na fase de conclusão, após um amplo trabalho e pesquisa sobre o carimbó que se realizou em dezenas de municípios paraenses onde essa tradição é relevante, o processo de registro conduzido pelo IPHAN produziu um dossiê sobre a manifestação  que será analisado até junho pelo Conselho Consultivo do Patrimônio. Essa é a última etapa para o registro e titulação do bem cultural.

Neste momento crucial do processo, a Campanha do Carimbó conseguiu um feito inédito: garantir o acesso ao citado dossiê pelos grupos e mestres de carimbó que são os detentores e mantenedores desse bem cultural, para que pudessem discutir os resultados da pesquisa, avaliar o conteúdo e corrigir possíveis falhas. Após mobilização do movimento carimbozeiro, o IPHAN abriu uma consulta pública para o dossiê que continua disponível na internet até 31 de março (saiba mais).


Reunião dos mestres do Carimbó na sede do IPHAN (Belém)
- 18.3.14 (foto: Pierre Azevedo)


Agora que o processo de registro está sendo finalizado, a Campanha promove novos encontros comunitários nos vários municípios do território do Carimbó, locais incluídos na pesquisa feita IPHAN entre 2009 e 2013 e que seguem sendo as bases da manifestação. Esses Encontros pretendem reunir os diversos grupos de Carimbó de cada município, seus mestres, músicos e dançarinos, as entidades culturais e as instituições públicas de cultura locais, buscando expressar as vozes e anseios da comunidade  carimbozeira em relação à iminente conquista desse reconhecimento nacional.

Serviço:

3º Encontro Marapaniense da Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”

Dia 30 de março de 2014 (domingo), das 08 às 17 h, na Escola Municipal Zaira Trindade, sito à Rua Ledo Martins, Bairro Novo, em Marapanim/PA.

Contatos:
(91) 8199-7671 (Mestre Manoel)
 (91) 8722-9502 / 8263-9738 (Isaac Loureiro)
(91) 9820-8454 (Zuleide Alves)
 (91) 8157-8840 (Mariana Sarmento)




2º Encontro do Carimbó em Marapanim
(fotos: Isaac Loureiro)



III Encontro Marapaniense da Campanha
“CARIMBÓ PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO”
Dia 30 de março de 2014 | Marapanim /PA

Programação

Hora
Atividade
07:30
Acolhida dos convidados
Café da manhã
08:30
Mística de Abertura em Memória dos Mestres do carimbó locais
Apresentação dos objetivos e programação do encontro (Comissão Organizadora)
Animação: Grupos de Carimbó de Marapanim
09:00
Teia da Memória: como nasceu a Campanha e o processo de registro do Carimbó como Patrimônio Imaterial do Brasil
Mediador: Coordenação da Campanha
09:30
Mesa Redonda: Etapas do processo de registro e sua finalização – desafios e perspectivas
Convidados: IPHAN, Campanha do Carimbó, Comissão Local
Moderação: Comissão Organizadora do Encontro
10:30
Roda de Conversa: O Plano de Salvaguarda do Carimbó – o que é e como será construído? (30 min)
Convidados: IPHAN, IAP, Fundação Curro Velho
Grupos de Cochicho sobre o tema (30 min)
Socialização dos Grupos em Plenária (30 min)
Moderação: Coordenação da Campanha e Comissão Organizadora
12:00
Intervalo para almoço e animação com Carimbó
14:00
Grupos de Trabalho: Estratégias de organização e fortalecimento do Carimbó em nível municipal, estadual e nacional (30 min)
Socialização dos GTs em Plenária (30 min)
Mediação: Coordenação Geral da Campanha e Comissão Organizadora
15:00
Roda de Conversa: proposta de organização da Associação Municipal e Estadual do Carimbó (30 min)
- Objetivos e necessidade da associação
- Etapas de criação da Associação
- Comissões Pró-Associação
Grupos de Cochicho sobre o tema (30 min)
Mediação: Coordenação Geral da Campanha e Comissão Organizadora
16:00
Plenária Final:
- Resultados dos Grupos de Cochicho sobre Associação
- Escolha da Comissão Pró-Associação local e da Comissão Provisória Estadual
- Aprovação das propostas de atividades da Campanha (local e estadual)
- Agenda de Ações
- Avaliação do Encontro
Moderador: Comissão Organizadora do Encontro
17:00
Encerramento (Comissão Organizadora do Encontro)
Lanche Comunitário
Roda de Carimbó com grupos locais e convidados

Nenhum comentário:

Postar um comentário