Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Foi Show: 2º Ocupa Cacimbão

Por Nany Damasceno,
de Rio Branco

Foto:  Nany Damasceno


A segunda edição do Ocupa Cacimbão aconteceu no último domingo, dia 25, e mais uma vez foi sucesso. Cerca de 400 pessoas prestigiaram as apresentações das bandas Maria Joana, Mapinguarí Blues, Versalle (Rondônia), Mogno e Ibã Huni Kuin, além de poesias e das apresentações teatrais da Cia. Garatuja de Artes Cênicas.

Maria Joana


Quem abriu o segundo domingo no cacimbão foi a banda Maria Joana. O trio que mistura estilos como blues e rock apresentou em seu repertório músicas da própria banda e alguns covers. Logo em seguida, quem ocupou o palco foi a banda rondoniense Versalle.

Criston Lucas, Igor Jordir, Rômulo Pacífico e Ítalo Carlos estavam em Rio branco para se apresentar em um outro evento e aproveitaram para somar com o projeto. “Foi demais, esse intercâmbio é sempre muito válido. Coisa linda ver todo aquele público no Cacimbão faminto por cultura, prestigiando os artistas. Apresentar nossas canções e ser aplaudido de música a música, e ainda vê-las na ponta da língua de alguns, não tem preço. Próximas virão!”, disse o vocalista Criston Lucas.


Versalle
(Foto: Max Henrique)

A banda Mogno também mostrou o seu trabalho, cantando suas canções que em breve estarão reunidas no primeiro CD que já está em fase de gravação. Recentemente o quarteto lançou o primeiro single, com a música "Segredo". Além das músicas autorais, Mogno presenteou o público com covers de Joe Cocker e uma versão pra lá de incrível de "Mercedes Benz" da Janis Joplin.

O artista indígena Ibã Huni Kuin também presenteou o público com seu canto, mostrando um pouco da cultura do povo Huni Kuin. Foi, sem dúvidas, um dos momentos mais bonitos da noite. 

E para fechar, a banda Mapinguari Blues. Uma das mais aguardadas da noite, a banda que recentemente realizou o show Vivi Raul em homenagem ao aniversário de Raul Seixas, aproveitou para passear pelo repertório do "Maluco Beleza", mas como sempre, o ponto alto da apresentação são mesmo as composições de Ronnie  Blues.

Cia. Garatuja
Foto:  Nany Damasceno

Nos intervalos dos shows, houve intervenção teatral da Cia Garatuja, que apresentou  dois esquetes contemporâneos. O poeta Raimundo Nonato e a poetisa Francis Mary, a Bruxinha, também ocuparam o microfone com suas poesias. Bruxinha é uma importante ativista cultural no estado do Acre e sabe bem do valor que o Cacimbão da Capoeira tem para a população e a importância de sua ocupação com eventos culturais. 

O microfone estava aberto para quem desejasse participar, se expressar,  e o público teve vez e principalmente VOZ no Cacimbão. Um morador do bairro da Capoeira assistiu atento a tudo que acontecia, ele parecia de fato feliz com o que via e ouvia, em vários momentos ele que estava acompanhado do neto, chegava para o público e dizia que morava ali ao lado do cacimbão e nunca tinha visto aquilo. Até que foi ao microfone e falou, emocionado que “em seus 53 anos, morando ali, nunca tinha vivido algo assim no bairro”. 

Quem também participou do evento, mas pela internet, foi Diogo Soares, um dos idealizadores do projeto. Presente à primeira edição, há duas semanas, o vocalista de Los Porongas já retornou a São Paulo, de onde falou com o público acreano ao vivo por webcam. Diogo demonstrou todo o apoio à galera da unidade coletiva que está tocando o projeto. “Não houve um dia em que eu estivesse tão longe do Acre e me sentisse tão lá, como hoje! Nas falas do Clenilson, nas poesias e protestos da tribuna livre, nas performances da Cia Garatuja, no lindo momento do canto indígena, do  Iban Huni Kuin com o público batendo palmas enquanto ele cantava, nos shows que rolaram, especialmente os da banda Versalle e do Mapinguari Blues e principalmente com o público que lotou o Cacimbão da Capoeira! Muito há por vir se seguirmos nessa”, comentou Diogo em seu perfil no Facebook.

A idéia é que a ocupação cultural do Cacimbão aconteça a cada 15 dias, a próxima já está marcada para o dia 9 de setembro. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário