Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ouvimos: Religião - Maycon Tosh



O CD Religião, de Maycon Tosh, não é, como pode parecer à primeira vista, um disco de tema religioso (ou "gospel", como se chama comumente - e erroneamente - no Brasil). É sim, um bom CD de pop rock, inteiramente gravado em Macapá, onde o artista - autor de melodia e letra de todas as 12 músicas - trata de temas diversos como o amor (em faixas como "Sentimento Meu" e "Roberta é Você"), a questão dos menores abandonados (em "Esperança Ameaçada"), a hipocrisia social ("Uma Chance"), a corrida armamentista mundial ("Armas"). O tema religioso propriamente dito aparece em duas faixas - a última, "Quem quer ir pro Céu" ("mas ninguém quer morrer", observa o autor) e a faixa-título, que abre o disco (onde Maycon questiona a origem do ser humano e seus atos nem sempre elogiáveis cometidos em nome da religião). 

Tudo isto em letras diretas envoltas por melodias simples e eficientes. Chama a atenção também a boa gravação, que permite ouvir com clareza tudo o que Maycon canta (o que hoje em dia deixou de ser padrão até nas grandes gravadoras, que dirá na cena independente). 

Natural de Macapá, Maycon Tosh morou na adolescência na Guiana Francesa e em Belém, até iniciar a carreira musical em 2000, tendo músicas gravadas pela banda Negro de Nós. Posteriormente, foi vocalista da banda Os Detonacool's (onde era autor de algumas das composições gravadas). Religião, concluído em 2012, é seu primeiro CD solo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário