Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Música do Dia: O Final


A música destaque de hoje é "O Final", de Allan Jorge, que vamos ouvir numa gravação de Tábita Veloso & Os Forjadores realizada em julho de 2012. Exatamente um ano antes, em julho de 2011, essa canção foi lançada num show que eu dirigi, na época em que produzia o trabalho da Tábita, a quem conheci numa circunstância bem curiosa. 

Numa tarde de junho de 2011, eu tinha ido à loja do técnico de informática que cuidava do meu computador. A loja era no bairro Nazaré, em Belém, no qual eu também morava na época. O técnico, lembrando que eu falara que trabalhava com produção de artistas, me recomendou que produzisse a atendente da loja, Marisol Nascimento. Ela pegou um violão e cantou (bem) uma música, mas ao final disse que era mais atriz que cantora, acrescentando que a amiga dela, sim, é que cantava pra valer - e apontou a tal amiga, Tábita Veloso, que ali estava e até então ficara só acompanhando tudo em silêncio. Passou-se o violão para as mãos de Tábita e verifiquei que Marisol não exagerara. Começamos, então, a trabalhar juntos.

De imediato, escalei Tábita para a festa que eu promovi no Vitrola em 30 de junho, Som do Norte Abrindo o Verão. Como ela precisava de mais um violonista, Marisol lhe indicou um amigo dela, Allan Jorge, integrante da banda Crisantempo (onde, por sinal, ele era percussionista). Conheci Allan no dia da festa mesmo, a participação dele somou muito bem com a proposta de Tábita e decidimos mantê-lo para os compromissos seguintes já acertados - uma rápida apresentação no bar e restaurante Veneza, e um pocket show no projeto que eu fazia então na Saraiva Megastore, Som do Norte na Saraiva

Foi a primeira vez que eu montei um show diretamente com a artista, e a dirigi até o resultado final (no ano anterior, trabalhando com Nanna Reis no show Brasilidade, nós partimos do show original dirigido por Alfredo Reis, tendo eu promovido algumas poucas alterações no roteiro original). Pois bem,  um belo dia , num dos ensaios na casa da Tábita, enquanto debatíamos o repertório do pocket show, Allan nos perguntou se poderia mostrar uma de suas composições, e surpreendeu-nos com a beleza de "O Final". O único reparo que me permiti fazer foi a de que Prometeu, na mitologia grega, não era um deus, como é dito na letra, mas sim um titã que ousou desafiar Zeus e dar o fogo, até então exclusivo dos deuses do Olimpo, à humanidade; Allan me respondeu que sabia mas preferia deixar a letra assim mesmo, com essa licença poética.

Evidente que "O Final" entrou no roteiro do pocket show, e fez muito sucesso ao ser apresentado na Saraiva em 8 de julho, com boa parte dos espectadores já cantando junto o refrão quando das suas repetições, o que indica sua força.

No mês seguinte, Tábita optou por se produzir, passando a ser acompanhada por músicos que faziam parte da Crisantempo e da Suíte Imaginária, surgindo então Os Forjadores. Na foto que abre o post, Tábita está à esquerda, e Allan é o segundo da direita para a esquerda, de camiseta cinza e óculos escuros, ao fundo. Em 2012, outra música de Allan, "O Mundo não é Azul", deu a Tábita & Os Forjadores o primeiro lugar tanto no Festival da Rádio Cultura, de Belém, quanto no 3º Festival de Música das Rádios Públicas do Brasil - ARPUB, de âmbito nacional.


 

Ficha técnica:

Gravado em julho de 2012
Mixado por Allan Jorge
Allan Jorge: Bateria, Violão e vozes
Tábita Veloso: Voz
Guto Ribeiro: Contrabaixo
Alexandre Brandão: Guitarra
Emílio: Teclado

Nenhum comentário:

Postar um comentário