Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

domingo, 30 de junho de 2013

Foi Show: Conexão Belém


Por Raissa Lennon,
de Belém

Uma rede integrada de estilos, talentos e muita música. Uma verdadeira conexão artística sem fronteiras geográficas. Com três dias de encontros inesquecíveis e inusitados, o Conexão Belém, que desta vez se uniu com o festival Ver-o-Peso do Jazz, aconteceu entre os dias 21 e 23, no Theatro da Paz e na Estação das Docas. Mas a festa não acabou, em agosto, o Conexão volta ao Pará, com shows nas cidades de Castanhal e Bragança. (NR: Até ano passado, o evento usava o nome do patrocinador, Conexão Vivo)

Segundo o gestor nacional do Conexão, Kuru Lima, a proposta do evento continua a mesma dos outros anos. “A ideia é trabalhar com uma rede integrada de músicos de vários lugares do Brasil. Em Belém nos juntamos com o Festival Ver-o-Peso do Jazz e ainda tivemos a exposição de mapping”, comentou ele, fazendo referência ao trabalho da artista visual Roberta Carvalho e do VJ Lucas Gouvea, do Amazônia Mapping Festival, que fizeram projeções no palco na Estação das Docas durante as apresentações do Conexão.

Thiago Delegado e Sebastião Tapajós

Kuru Lima explicou que além do evento proporcionar encontros de estilos musicais diferentes, também une gerações, como foi o caso do jovem Thiago Delegado (MG), que convidou o veterano Sebastião Tapajós (PA) para uma apresentação especial no primeiro dia do Conexão (21), no Theatro da Paz. Na ocasião, também teve a apresentação do Trio Manari que convidou o DJ Waldo Squash, da Gang do Eletro.  

 A nossa proposta é fazer a promoção da música local. Não estamos interessados se a música é popular ou não, até porque queremos formar público, estamos interessados na qualidade musical dos artistas. Ou seja, naquilo que é singular, excepcional e diferente. Queremos fazer encontros que nunca aconteceram antes...”, afirma Kuru Lima. 

Um desses encontros inéditos foi à apresentação do grupo de a banda Gang do Eletro com a banda de rock Madame Saatan para fechar a noite do segundo dia do festival (22). “O show foi maravilhoso, a galera curtiu geral do começo ao fim. Foi um imenso prazer fazer parte desse evento maravilhoso. Queremos e mais!”, elogia Marcos Maderito, da Gang.  

“O eletromelody é um ritmo que tudo pode se misturar. Foi muito louco a base que o Waldo Squash fez com a música da Madame Sataan, e quando entrou a guitarra do Edinho Guerreiro nas musicas ‘Galera da Lage’ e ‘Velocidade do Eletro’ ficou lindo, loucura total!”, completa Maderito, com satisfação. Infelizmente por questão de problemas de saúde, a vocalista da Gang, Keila Gentil, não pôde participar do show neste dia.

Maderito, Sammliz, Will Love e Ed Guerreiro

A noite do dia 22 também contemplou uma batalha com oito MC’s locais, que fizeram parte das eliminatórias de Belém do Duelo Nacional de MC's. O MC Rog foi quem venceu as disputas e participará do Duelo Nacional de 2013, promovido pelo grupo Família de Rua, de Minas Gerais. Antes deles, o Ver-o-Peso do Jazz marcou sua presença com as apresentações de Leonardo Coelho e Quarteto, Delcley Machado e Banda, e a guitarra elétrica de Pio Lobato. 

Já no último dia do Conexão Belém foi a vez dos efeitos sonoros criativos da banda Strobo, composta pela dupla Léo Chermont (guitarra) e Arthur Kunz (bateria).  Além do Mestre Vieira e Banda (PA) (Ver-o-peso do Jazz); Domenico Lancellotti (RJ) convida Pio Lobato; Dona Onete convida Aíla (PA) e Metaleiras da Amazônia (PA).

O Programa Conexão foi criado em 2001, em Minas Gerais, com o objetivo de reconhecer, valorizar e potencializar os talentos musicais daquele Estado, posteriormente abrangendo outras regiões brasileiras. Em 12 anos de história, mais de 460 projetos foram incentivados e mais de 1.800 atrações passaram pelos palcos de várias cidades do país. O evento recebe o patrocínio da Vivo, através da Lei Semear, de incentivo a cultura. Em Belém, tem gestão e produção partilhada entre Ampli Criativa, Cria!Cultura e MM Produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário