Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Agenda Belém: Curica na Black Soul Samba


Ele é um dos grandes nomes da manifestação cultural do Pará chamada guitarrada, Raimundo Leão Ferreira Filho, imortalizado como Mestre Curica, nasceu na Pedreirinha (Marituba – PA) em uma família de músicos e não demorou a se ver despertado para a arte. Curica recebeu esse apelido em função de um pássaro menor que um papagaio que adorava comer direto no pé da ingazeira assim como ele.

Começou a tocar aos sete anos de idade com seu pai no grupo de carimbó Pau de Angola. Tocava bateria, cavaquinho, pandurinha e tem como maior referência o banjo.
Durante alguns anos foi o responsável em criar os arranjos musicais imortalizados na música de Verequete, um dos nomes mais conhecidos do legítimo carimbó paraense. Não só fazia os arranjos como composições também. Curica atuou no grupo de Verequete de 1969 a 2003. 
Curica tem mais de mil músicas compostas, algumas, além de Verequete, foram gravadas por artistas como Nazaré Pereira e a Banda Sayonara. “Para compor não preciso de hora nem lugar”, diz Curica.
Ao lado do Mestre Vieira e Aldo Sena, durante cinco anos formou o grupo Mestres da Guitarrada, responsável por levar a legítima música paraense para o Brasil inteiro com apresentações feitas inclusive no Parque do Ibirapuera (SP) e Festival RecBeat em Recife (PE), assim como apresentações no exterior, como na França e Alemanha.
Hoje, ao lado do filho, Curica integra o grupo Guitarradas do Pará e juntos vão levar toda essa musicalidade à festa desta sexta, 5, a partir do momento em que o Curica da Pedreira subir ao palco para mostrar o gingado da guitarrada e “alevantar a poeira”.
Mas a guitarrada não vai parar no show. Os DJs Black Soul Samba preparam set especiais com muita cumbia, salsa, merengue, lambada e carimbó. Raridades como Anibal Velasquez (Colombia), Los Miticos del Ritmo (Colombia) e Los Mirlos (Peru), além de  Mestre Vieira, Aldo Sena, Verequete e todos os tambores e batuques que fazem os bons sons e colorido da música que vem da África.

Serviço
Black Soul Samba traz Mestre Curica
Nesta sexta, 05 de abril, a partir das 21h
Palafita - Rua Siqueira Mendes, ao lado da Casa das 11 Janelas - Cidade Velha
Quanto: R$15,00 com meia entrada para estudantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário