Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 11 de março de 2013

Esperando a Festa: 7ª Noite Som do Norte


Arte: Gerson Abrantes

Nesta sexta-feira, 15 de março, a Casa do Neuber, em Boa Vista, será o palco da volta das Noites Som do Norte. Em sua sétima edição pela primeira vez o evento deixa de acontecer em Belém, assumindo sua vocação para a itinerância. "A ideia é, em breve, passar a realizar a festa também em Manaus e Macapá, e mais adiante chegar também a outras regiões do Brasil", revela o jornalista Fabio Gomes, editor do blog Som do Norte e idealizador do evento. 

A 7ª Noite Som do Norte terá como atrações a banda amazonense Malbec, pela primeira vez em Roraima, e o cantor e compositor roraimense Ben Charles, cujo sétimo CD, Carimbó Electro Seco ou O Amor e a Esperança em Tempos de Aquecimento Global, foi lançado em janeiro conjuntamente pelos blogs Som do Norte e Roraima Rock'n'Roll. Os dois blogs também são os promotores do evento, que conta ainda com o apoio do Estúdio Parixara e do Aipana Plaza Hotel. 

Malbec (texto: Lara Morais)

Formada por Ian Fonseca, Zé Cardoso, Silvio Romano, Leo Garcia e Natan Fonseca, Malbec é o tipo de banda que surpreende quem ouve. Que insere solos de teclado no meio da música, que tem músicas completamente diferentes dentro da mesma música. Quando começa calma, mas logo depois o som sobe, o ritmo esquenta, de dar vontade de levantar pra dançar, mas depois volta ao normal. (...)

Paranormal Songs o disco mais novo, de 2012, tem músicas em português e algumas em inglês. Dá pra perceber a evolução criativa e musical da banda, em relação ao Primeira Marcha, EP de 2009, inteiro em português. As composições da banda são muito interessantes e prendem o ouvinte. ”Consanguíneo” do Paranormal Songs traz uma letra tão doce e tão bonita, que faz querer ouvir no repeat. É aquela música que você envia pro seu amigo quando ele está passando por um momento difícil e que o faz lembrar que você está ali pra ajudá-lo, não importa o que aconteça. Já ”18h” como nome diz, mostra aquela correria do dia a dia às 18h, tanto que o canto é acelerado e melodia se entrelaça com essa velocidade.



Ben Charles

Músico, compositor e produtor, natural de Roraima. Neto de índio e nordestino, bisneto de pagé, Ben Charles lançou anteriormetne Caminhada (que assinou ainda com o nome de batismo, Charles Filgueiras), Ben Charles, Ben Encarnado, Pra quem gosta do escuro, Canaimé e O mundo. O último foi gravado em São Paulo entre 2004 e 2007.

Assim como O Mundo, o CD Carimbó Electro Seco... foi gerado com vagar e deixado amadurecer, qual conhaque em barris de carvalho. Ben gravou-o entre 2007 e 2008 em seu estúdio La Toca Music, em Brasília, tocando todos os instrumentos. O lançamento ocorre, portanto, cinco anos após a finalização do disco. Além deste, há outro CD já gravado, intitulado Duben, que igualmente espera o momento ideal de ser compartilhado com o mundo.





Casa do Neuber

Inaugurado em julho de 2012 pelo cantor e compositor Neuber Uchôa, o espaço logo se firmou como um dos principais points culturais de Boa Vista. Além de ser o palco preferencial para os shows do próprio Neuber e de seus familiares, como os músicos Líber Uchôa e Jr. Caçari, a Casa tem recebido eventos como as Terças Poéticas de Eliakin Rufino, o Grito Rock Mundo 2013, e shows dos artistas George Farias, Euterpe, Nilson Chaves, Alcyr Guimarães, Célio Cruz e Sérgio Souto e das bandas Veludo Branco, Mercedes Band, Cabocrioulo, Alaídenegão, Kali & Os Kalhordas, Roraimeira e Jamrock - esta, já confirmada como atração da 8ª Noite Som do Norte, a ser realizada no dia 5 de abril, também na Casa do Neuber, ao lado da banda amazonense Luneta Mágica. 

SERVIÇO

7ª Noite Som do Norte
Atrações: Ben Charles (RR)
               Malbec (AM)
Data: 15 de março, sexta, 22h
Local: Casa do Neuber (Av. Ville Roy, 8228, São Vicente) - Boa Vista
Fone: 95-3626-9753
Ingressos: R$ 10,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário