Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Natura Musical patrocinará 1 projeto do Amazonas e 8 do Pará


A Natura Musical irá patrocinar 9 projetos da região Norte, sendo um do Amazonas e oito do Pará. Estes se somam aos patrocínios aos CDs das nortistas Lia Sophia e Luê, já anunciados no começo do ano (inclusive já foi lançado o primeiro single do disco da Luê). 

Dos nove projetos anunciados agora em dezembro, um deles, o do Amazonas, foi selecionado no Edital Nacional, que teve inscrições abertas para projetos do país todo. Trata-se do projeto A Música das Cachoeiras - Do Alto Rio Negro ao Monte Roraima, proposta pela Cauxi Produtora Cultural. 

  • Música das Cachoeiras - Expedição de documentação das músicas e cantos dos festejos populares dos povos tradicionais da Amazônia ocidental para a criação de um livro-CD. A viagem será baseada nas viagens do etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg ao alto rio Negro e à região do monte Roraima. O projeto registrará manifestações como o canto Parischéra e Oareba, dos Taulipang e Macuxi, assim como do Hedéha, Keédena e Uaixamá dos Yekuaná. Posteriormente, os cantos do ritual de máscaras dos Desana, Tikuna e Kobéu, dos tambores rituais, instrumentos de percussão e das flautas do canto de Yurupary do alto rio Negro. (descrição extraída do release elaborado pela assessoria da Natura)
O antropólogo e músico Agenor Vasconcelos (foto), baixista da banda Alaídenegão, irá coordenar uma equipe de 11 pessoas (músicos, artistas plásticos, guias indígenas, técnicos de som, áudio, fotógrafo, antropólogos, entre outros) que por duas semanas irá percorrer as regiões citadas. O produto da pesquisa será lançado em formato de livro-DVD distribuído gratuitamente em bibliotecas e escolas públicas, e também vendido em livrarias. O DVD terá de 10 a 15 músicas, com duração estimada em 45 minutos. O conteúdo das músicas será uma mistura de elementos indígenas, regionais e canções populares em versões adaptadas. Encartado ao projeto, também terá uma cartilha ilustrada, também disponível para download. A previsão é que a primeria viagem aconteça já no final de janeiro de 2013. 

Já os 8 projetos patrocinados do Pará foram selecionados em um edital regional aberto apenas a artistas e produtores que já tinham projetos habilitados na Lei Semear (a lei estadual de incentivo á cultura do Pará) nos anos de 2011 e 2012. A descrição dos projetos foi extraída de release elaborado pela assessoria da Natura Musical. A gravação do CD de Natália Matos irá iniciar em março de 2013. 

EDITAL REGIONAL PARÁ

  • Sebastião Tapajós: Produção do CD e realização de três shows. No trabalho “Da Lapa ao Mascote”, o músico apresentará composições inéditas acompanhado por 11 instrumentistas santarenos e por 1 artista convidado (a definir), tendo como referência os bairros boêmios da Lapa, no Rio de Janeiro, e do Mascote, em Santarém.

  • CaBloco Muderno: Gravação do primeiro CD do CaBloco Muderno, a fim de divulgar os shows, oficinas, desfiles de rua do grupo. As cópias prensadas serão distribuídas à imprensa e também colocadas à venda durante os shows, além de em lojas de discos.

  • Juliana Sinimbú: UNA é o segundo projeto musical da cantora e compositora paraense. São temas frequentes nas composições de Sinimbú: a personalidade da mulher paraense e a mistura entre fé e misticismo que permeia as festividades de rua da cidade. Tudo isso recebe influência de ritmos brasileiros e latino-americanos que tocam o universo amazônico, como carimbó, guitarrada, arrocha, merengue, salsa, lundu, ijexá, samba de cacete, lambada e brega.

  • Natália Matos: Gravação, mixagem, masterização e prensagem de 10 faixas para a produção do primeiro disco da cantora. O trabalho se enquadra entre as produções de música popular brasileira e tem como influência a música produzida na região Norte. Traz um diálogo entre os ritmos tradicionais da Amazônia com referências modernas e universais.

    Camila Honda
  • Camila Honda (foto): Gravação do CD de estreia da cantora paraense. A formação não convencional da banda base une músicos jovens, com vasta experiência no cenário da música paraense, ao pianista Paulo José Campos de Melo, enriquecendo a sonoridade ao mesmo tempo despojada e contemporânea deste CD.

  • Felipe Cordeiro: produção do segundo CD solo (e terceiro da carreira) do cantor e compositor Felipe Cordeiro

  • Balaio Sonoro: O álbum “Balaio Sonoro” fará uma coletânea de 12 músicas de Ronaldo Silva, fundador do Arraial da Pavulagem, gravadas e lançadas por outros intérpretes. Para seu lançamento, Ronaldo subirá ao palco do Teatro Margarida Schivasappa acompanhado de artistas convidados.

  • Mestre Solano: Gravação de um álbum em comemoração aos 60 anos de carreira do músico, com sucessos da década de 80, além de canções inéditas. O projeto prevê também a produção de um site que disponibilizará ao público toda a obra do artista para pesquisa e audição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário