Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

domingo, 9 de dezembro de 2012

Foi Show: 1ª noite do Jaco Fest 2012



O Jaco Fest 2012 é um evento criado por iniciativa do músico Rafael Lima, em homenagem ao baixista americano Jaco Pastorius (1951-1987). Na foto acima, vemos um momento da passagem de som dos músicos do Adalbert Carneiro Sexteto, que abriram o festival pouco depois das 20h deste sábado, 8, no anfiteatro da Estação das Docas, aqui em Belém. 

Adelbert apresentou temas do seu CD Ianubiá, como "Mata Adentro" e "Curiaú", um marabaixo em homenagem a Tia Chiquinha do Curiaú (Macapá), bem como uma música de Jaco Pastorius, um jazz que já faz parte do repertório habitual do seu sexteto. Em seguida, o organizador do evento, Rafael Lima, apresentou-se, tendo a participação especial de sua filha Juçara Abé, que mora atualmente em Fortaleza. Foi o único show cantado até agora no festival.  

Encerrando a primeira noite, tivemos o grande show do trombonista paulista Bocato, cuja banda tem entre os integrantes o guitarrista paraense Gileno Foinquinos. Um dos momentos mais aplaudidos foi quando, para homenagear Rafael Lima, Bocato começou a tocar "What a Wonderful World", que emendou com "Carinhoso", que a plateia começou a cantar em coro. Em meio à execução, o saxofonista paraense Adriel se aproximou do palco com seu instrumento, integrando-se espontaneamente ao grupo de Bocato, que o aceitou de bom grado, não só nesta mas também em outras canções. Outro momento marcante foi a execução de "Bananeira" (João Donato). Bocato usa um trombone especial, que tem a vara clássica (que ele pouco usa) e pistos de trompete, ou seja na prática é como se ele tocasse um trompete que soa como trombone. 

A abertura da segunda noite, neste domingo, 9, a partir de 19h30 no mesmo local, terá o grupo do baixista Príamo Brandão, e não o Minni Paulo Quarteto, como chegou a ser anunciado. Ao lado de Príamo, músicos como o violonista Quiure e o saxofonista Adriel irão fazer uma grande homenagem a Hermeto Paschoal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário