Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Agenda Belém: 6 Anos de Charme



Tendo finalizado a gravação de seu primeiro CD, de título homônimo, com chancela da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Pará, através do selo A Música e o Pará; e Turnê SESC Amazônia das Artes confirmada para 2013, por mais de dez capitais brasileiras, O Charme do Choro chega aos seus 6 anos de existência.

Idealizado pelo músico e arquiteto Paulinho Moura, a partir do Projeto Choro do Pará, iniciado em 2006, O Charme do Choro surgiu com ideia de se formar o primeiro regional de choro feminino do estado. E assim foi e assim é. Sem pretensão alguma de terminar o grupo, 6 jovens mulheres seguem firmes com ideal de difundir a música instrumental de maior tradição do Brasil, porém não só isso: é importante compor e nos tornarmos o próprio gênero. Ter grandes mestres como espelho e poder, um dia, ser referência para novos ares. Fazer a juventude se apaixonar pelo Choro.

Formado por Jade Guilhon (bandolim e violino), Dulci Cunha (flauta), Laíla Cardoso (violão), Camila Alves (violão 7 cordas), Carla Cabral (cavaquinho) e Rafaela Bittencourt (pandeiro), o grupo está com o primeiro CD quase em mãos (o lançamento está confirmado para março de 2013). No álbum, interpretaram nomes como Adamor do Bandolim, Luiz Pardal e Sebastião Tapajós. E, claro, tem música autoral, Jade, Camila e Carla assinam três das quatorze que compõe o CD.

Para o aniversário de 6 anos, o sexteto retorna, no dia 7 de dezembro, a partir das 21h, à casa que frequenta semanalmente: Bar do Gilson. Reconhecido dentro e fora do estado, o lugar é uma verdadeira escola de Choro. É difícil se comemorar em outro lugar. É lá que a gente se encontra e inicia, de forma positiva, nossos novos anos.

Foto: Selma Cabral


Este ano de 2012 foi um ano de decisões importantes, de escolhas certeiras. Muitos projetos e convites apareceram e teve-se a honra de dividir o palco, entre outros, com nomes importantes como Sebastião Tapajós, Ney Conceição e Carmen Monarcha.

Entre tantos shows, 2012 rendeu o presente de conhecer a jovem cantora Camila Honda. Camila é um expoente da música contemporânea paraense e é nossa convidada para celebrar esses 6 anos, pela simpatia, pela qualidade técnica e pelo carinho que tem conosco.

Completando 6 anos de formação, prevendo um 2013 de belos encontros, O Charme do Choro renovará as forças e faz questão de comemorar um ano de grandes acontecimentos. 2012 foi como um ano de esquenta, um ano de muitos preparativos. Nesse show de comemoração, tudo que queremos é apresentar músicas que durante esses anos se tornaram significativas para todas nós e para o nosso público. A surpresa é conferir um pouco do CD e brindar as boas notícias que tivemos este ano.

* Release enviado pelo grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário