Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

FBA tem quatro festivais do Norte entre os fundadores

No sábado, 10 de novembro, aconteceu em Goiânia o lançamento da  FBA - Festivais Brasileiros Associados. O evento fez parte da programação do Goiânia Noise Festival 2012. A nova entidade congrega 17 festivais de todas as regiões do país, sendo 4 do Norte. 

A maioria dos festivais que integram a nova associação fazia parte até 2011 da Abrafin (Associação Brasileira dos Festivais Independentes), da qual se desligaram em dois momentos. Em agosto, saíram Porão do Rock (DF), Mada (RN) e Eletrônica (este acabou não entrando na FBA). Em dezembro, outros 12 festivais, incluindo três nortistas - Casarão (RO), Tendencies Rock (TO) e PMW (TO) -, também optaram por sair. Um dos festivais que saiu em dezembro, o Gig Rock (RS), não está entre os fundadores da FBA. Quem saiu alega que a Abrafin foi "absorvida" pelo Fora do Eixo, como declarou em agosto à Rolling Stone Brasil o produtor do Porão do Rock, Gustavo Sá. 

Embora lançada oficialmente agora, na prática a FBA já existe desde fevereiro, quando os 17 festivais elegeram por consenso a diretoria 2012-2014, tendo Paulo André (Abril Pro Rock, PE) como presidente e Vinicius Lemos (Casarão) como vice. Durante o Abril Pro Rock deste ano, foi criado o estatuto da entidade. Agora durante o Goiânia Noise, a FBA traçou seu planejamento para 2013. 

Festivais fundadores da FBA

Abril Pro Rock (PE)
Goiânia Noise Festival (GO)
Porão do Rock (DF)
Mada (RN)
Festival Demo Sul (PR)
Rec Beat (PE)
Festival Casarão (RO)
Primeiro Campeonato Mineiro de Surf (MG)
Tendencies Rock Festival (TO)
Festival El Mapa de Todos (RS)
Psycho Carnival (PR)
Festival 53HC (MG)
Festival Udirock (MG)
Araribóia Rock (RJ)
PMW Rock Festival (TO)
TOME - Tocantins Música Expressa (TO)
Flaming Nigths (MG)

Um comentário: