Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Homenagem a Manaus (3): Uma canção de amor para Manaus

Teu encanto reluz meu viver/ Coração de bondade e bem querer/ O que me faz sonhar é saber/ O quanto eu amo você/ Manaus... Esse é o refrão da mais nova música feita em homenagem a Manaus, que hoje completa 343 anos*. Com ela concluímos nossa série celebrando o aniversário da cidade, que contou na segunda com um samba de Chico da Silva e ontem com um sucesso de Alaídenegão. 

De autoria de Gonzaga Blantez e gravada no Estúdio Amazonas Arts pela cantora Karine Aguiar (uma artista Som do Norte), com acompanhamento de Neil Armstrong ao violão, "Uma Canção para Manaus" foi lançada no YouTube no domingo, 21. É a primeira canção que Karine grava, após registrar em seu CD Arraial do Mundo em Nova York, em maio. A bela melodia cria o clima perfeito para o eu-lírico, na letra, tratar de doces lembranças e expressar todo seu carinho pela capital amazonense, sentimentos estes despertados pela voz do seu amor. 

Dialogam com esta beleza as imagens captadas por Yone Corrêa, e que mostram aspectos históricos, naturais, turísticos e até gastronômicos de Manaus. 


* OBS: Nesta quarta, o historiador amazonense Ygor Olinto Rocha Cavalcante citou no Facebook o livro didático de Francisco Jorge dos Santos, distribuído gratuitamente nas escolas do Amazonas. Nele, o autor localiza em 24 de outubro de 1848 a data da criação da cidade da Barra do Rio Negro, a instalação do que se pode considerar o início de um verdadeiro núcleo urbano na área hoje ocupada por Manaus. A data de 1669 (à qual se acoplou o dia 24 de outubro, sem comprovação maior) corresponde à construção do forte do Rio Negro, sem, porém, ocorrer simultaneamente a instalação de uma cidade ou vila. Manaus estaria comemorando, portanto, 164 anos. 

Um comentário: