Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Central de Abastecimento: Cidades - Lucimar

Nesta semana, novamente o cantor Lucimar, do Tocantins, voltou a me enviar gravações suas, como fazia com frequência na época do surgimento do Som do Norte. Além de gostar das músicas, notei uma linha comum entre seus temas, o que me animou a lançá-las aqui como um single. 

A primeira é um clássico da extinta banda paraense Mosaico de Ravena: "Belém, Pará, Brasil", em que  o autor Edmar Rocha brinca com os clichês de local pouco civilizado, forma como Belém (e de resto a Amazônia toda) algumas vezes é vista em outras regiões do Brasil - venha um de cada vez, não queremos nossos jacarés tropeçando em vocês. A canção conseguiu a rara proeza de, nascendo no universo roqueiro, ser incorporada ao inconsciente coletivo paraense, sendo muito cantada inclusive nos bares onde impera a MPB. Foi por essa circunstância, aliás, que Lucimar veio a conhecê-la, quando do show de Nilson Chaves em Palmas, no evento Aldeia Jiquitaia, promovido pelo SESC Palmas em 3 de setembro de 2012. A gravação de Lucimar foi realizada na segunda, 8 de outubro. 

A outra composição é do próprio Lucimar, e homenageia sua cidade natal, Filadélfia, no Tocantins. A cidade fica à margem esquerda do Rio Tocantins, tendo na margem direita o município de Carolina, no Maranhão. Na foto ao lado, de autoria de Otávio Nogueira, vemos um trecho do rio Tocantins justamente no ponte onde divide (ou liga?) as duas cidades. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário