Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Veludo Branco toca no Festival Casarão

A banda Veludo Branco tem uma ligação especial com Porto Velho, capital de Rondônia. Foi lá, quando Mr. Gonzo (voz e guitarra), Cézar Matuza (bateria) e Mirócem Beltrão (baixo) decidiram unir forças em prol do rock’n’roll, que a banda fez seu primeiro show - no Festival Beradeiros, em novembro de 2007.

Desde então, a banda fez uma turnê pelo Rio Grande do Sul e circulou por inúmeros shows (onde tocou ao lado de Blaze Bayley, ex-Iron Maiden, e Dado Villa-Lobos, ex-Legião Urbana, entre outros) e festivais na região Norte - Roraima, Amazonas, Amapá e Pará, tendo voltado algumas vezes a Porto Velho. Um dos momentos mais marcantes foi sua terceira apresentação na cidade, na noite de encerramento do 10º Festival Casarão, em 6 de setembro de 2009 (na foto ao lado, Mr. Gonzo no show de 2009). Na ocasião, Luiz Cochi saudou o grupo como “explosivo, furioso e barulhento como um power trio deve ser”.

Exatamente três anos depois, a Veludo Branco, agora com novo baixista (Paulo Henrrique Veludo), volta a Porto Velho e também ao Casarão. A banda roraimense é uma das atrações da segunda noite do Festival - 6 de setembro, quinta -, na qual também irão se apresentar na Move Light as bandas Os Últimos, Theoria das Cordas, Kali & Os Kalhordas e Di Marco (RO), Cassino Supernova (DF), Baby Please (RN) e Cachorro Grande (RS).


O set list da Veludo terá músicas do primeiro CD, Veludo Branco Rock’n’Roll, de 2010, e do novíssimo EP Sem Mentiras, lançado como “Disco do Mês Som do Norte” em julho de 2012. Este EP foi o primeiro disco gravado em Rondônia no estilo “ao vivo no estúdio”, sem gravação prévia de guias de voz nem adição de plug-ins de efeitos após a captação conjunta de vozes e instrumentos, que foram tocados como num show (também não houve a gravação em separado, como é padrão na indústria fonográfica contemporânea). O primeiro clipe do EP, o da música “Sem Mentiras”, foi lançado recentemente no Vimeo da banda (http://vimeo.com/channels/veludobranco). Em breve, a Veludo lança um DVD com os clipes de todas as músicas do EP, mais cenas dos bastidores da gravação.

Trama Virtual – Ao bom momento vivido pela banda somou-se recentemente um reconhecimento nacional. A Veludo Branco foi escolhida como um dos três destaques da seção “Escuta Essa” do site Trama Virtual, junto com as paulistas ABrasa e Nossa Vingança. O destaque entrou no ar na capa do site em 27 de agosto. Semanalmente, a Trama destaca três bandas do seu cadastro, que reúne mais de 77 mil artistas. 



* Publicado de forma resumida na Folha de Boa Vista, 6.9.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário