Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Diz Aí: Banda 20th Century Rockers


Por Bianca Levy

Formada neste ano mesmo, a Banda 20th Century Rockers será atração na Pin up’s Party vol. 2, que acontece neste sábado, 29 de setembro, no Espaço Cultural Fuxico (Belém) a partir das 21h. 

A banda começou como um projeto paralelo dos rapazes da Radio Retrô, e do início do ano pra cá, em apenas duas apresentações, já mostraram para que vieram, botando muito topetudo pra dançar. Formada por Yudae Costa (guitarra e voz), Deco Souza (baixo), Rogério "Urso" Lopes (guitarra) e Marcel Sena (bateria), a 20th Century Rockers, mais que uma banda, é uma reunião de grandes fãs de Rockabilly, que trazem de volta o vocal gritado de Little Richard e a guitarra contagiante de Chuck Berry com um repertório que envolve tanto grandes clássicos quanto B-sides. 

Já a festa, organizada pela produtora Lady Killer mantém a mesma proposta da primeira edição, realizada em junho deste ano, que é a de trazer a magia, moda e musicalidade dos anos 50 para os dias atuais, por meio da estética retrô das pin up’s, que ainda hoje encantam gerações em todo o mundo.

Este universo de pin up’s suntuosas e músicas eletrizantes será representado pelas setlists dos Djs convidados (Erick Haven, Bettie Munster, Fábio Vermelho,  Washington Oliveira  e Clarice Sequeira), além da banda 20th Century Fox, que promete botar a pista pra ferver ao som de clássicos do rockabilly.


Conversamos com o vocalista do grupo, Yudae Costa:

Som do Norte - Há quanto tempo e como surgiu a 20th Century Rockers?

Yudae Costa - A banda, com esse nome e proposta, tem menos de seis meses, mas nós já estamos em atividade há muito tempo. Tocando juntos, já temos pelo menos dois anos de experiência. Separados, já até perdemos a conta. A ideia surgiu do nosso gosto pelo rock'n'roll dos anos 50 e por percebermos a falta de gente tocando esse tipo de música aqui em Belém. Falando apenas por mim... Eu aprendi a cantar e a tocar com essas músicas. "Be-Bop-A-Lula", "Tutti Frutti", "Twenty Flight Rock". É o que eu sou. Então pra mim é simplesmente natural fazer algo nesse sentido.

Som do Norte - Qual a proposta da banda?
Yudae Costa - Existem inúmeras bandas aqui em Belém que dedicam parte do seu repertório ao rockabilly, mas eles geralmente adaptam os arranjos para algo mais moderno. Não que haja algo de errado com isso. É outra proposta. A nossa é de tocar o rock'n'roll dos anos 50 do jeito que ele era tocado nos anos 50. Procuramos nos manter mais ou menos fiéis ao espirito e a pegada das gravações originais. Como é um estilo musical à primeira vista bem simples, muitos músicos tendem a ignorar os detalhes e as sutilezas que tornam cada canção única. Sempre vejo alguém dizer: "essas músicas de rockabilly são todas iguais". Não é bem assim...

Som do Norte - Qual as principais referências musicais da banda? 
Yudae Costa - Rock'n'roll, rhythm'n'blues, blues, country & western, surf. Tudo que tem a ver com rock'n'roll dos anos 50 e início dos anos 60. Artistas como Little Richard, Buddy Holly & The Crickets, Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Ray Charles, Jerry Lee Lewis, Everly Brothers, Carl Perkins, Eddie Cochran, Gene Vincent & His Blue Caps, Johnny Burnette & the Rock'n'Roll Trio, Elvis Presley... Dá pra continuar a noite toda, mesmo.

Som do Norte - Porque 20th Century Rockers?

Yudae Costa - Porque é Rock e é rock do século 20! E soa futurista, em contraste com o fato de ser música velha. Também é uma referência à música “Twenty Flight Rock”, do Eddie Cochran.
Som do Norte - Todos os integrantes da 20th Century Rockers são da Radio Retrô também?
Yudae Costa - Sim. Os 20th Century Rockers nasceram nos shows da Rádio Retrô. Quando o repertório principal da RR acabava e o público ainda pedia mais, tocávamos as músicas que hoje formam o repertório dos 20th Century Rockers. Nós até mesmo fizemos um show especial de rockabilly ainda usando o nome Rádio Retrô. Foi o impulso inicial pra começar esse projeto. Ou seja, dá pra esperar a mesma energia da Rádio Retrô nos shows dos 20th Century Rockers. 

Som do Norte - Quais as diferenças e semelhanças entre a 20th Century Rockers e a Rádio Retrô? 

Yudae Costa - Na prática, a diferença mais óbvia é o repertório. Outra é que, enquanto na RR os vocais são divididos igualmente entre os integrantes, com os Rockers eu sou responsável por 99% dos vocais. Além disso, ainda me arrisco com alguns solos de guitarra, o que raramente acontece na RR. 

Som do Norte - A 20th Century Rockers é uma banda essencialmente de interpretações ou também tem músicas autorais? 

Yudae Costa - A questão é que, mesmo que coloquemos músicas autorais, não queremos deixar de tocar versões de outros artistas. Eu componho com certa frequência, mas não sei se o que componho se encaixa com o que já tocamos. Quero dizer, você tem que estar muito confiante na sua composição pra colocar ela lado a lado com músicas do Chuck Berry e Buddy Holly!  Não é tão simples. Mas estamos recebendo muitas sugestões e pedidos nesse sentido, então é provável que experimentemos com a ideia no futuro próximo.

Som do Norte - Quantas apresentações vocês já fizeram? E a recepção do público, como foi? 

Yudae Costa - Com o nome 20th Century Rockers, só duas. A recepção do público foi ótima. Vamos até atender alguns pedidos que foram feitos na última Pin Up’s Party nesse próximo sábado. Mas achamos que ainda temos muito público pra formar. Temos certeza que há muita gente em Belém que curte esse tipo de música e que vai se tornar fã da banda assim que nos conhecer e assistir o show.

Som do Norte - O que vocês acham da cena rockabilly/ psychobilly de Belém?



Yudae Costa - O movimento e o público em si, é ótimo. É muito bom ver essa cena se formando em Belém. O rockabilly é um estilo de música bem mais popular do que parece à primeira vista, falta só o pessoal se conhecer e conhecer essa cena. Ainda tem muito pra crescer e acontecer aqui em Belém.

Som do Norte - O que vocês estão preparando para o show de sábado na Pin up's Party?

Yudae Costa - Queremos que cada show supere o anterior. Então quem nos conhece já pode imaginar como será. Só que ainda melhor.  E quem não nos conhece...  Escute o primeiro álbum do Little Richard. Ou do Elvis. Ou do Gene Vincent. Está tudo lá. Essa é a atmosfera que tentamos criar em nossos shows. E nos esforçamos muito para conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário