Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Música do Dia: Santería Cubana

As crenças religiosas vindas da África para a América fundiram-se aqui com elementos do catolicismo e ainda de cultos indígenas locais. No Brasil, essa fusão resultou no Candomblé. E em Cuba, na Santería, nome em espanhol que significa "caminho dos santos". De Cuba, a Santería se expandiu para Porto Rico, República Dominicana, Panamá e áreas dos Estados Unidos onde predomina população de origem hispânica (como Flórida e Califórnia). e até no Brasil - segundo a Wikipedia, onde colhi essas informações.

"Santería Cubana" é também o tema escolhido pelo Trio Manari para apresentar ao público seu segundo CD, gravado recententemente em Belém, e cujo lançamento não tarda. Tava na hora, afinal o único CD do grupo, Braço da Amazônia, saiu em 2003 - há quase dez anos! 

O arranjo mescla o batuque característico do trio com sopros ao estilo caribenho, mistura também presente na letra e marcada ainda pela citação, na abertura e no encerramento, de versos de Ruy Barata em "Porto Caribe" (parceria com Paulo André Barata). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário