Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

terça-feira, 10 de julho de 2012

Mestre Vieira celebra 50 anos de carreira



Foto: Luciana Medeiros

Ao comemorar 50 anos de carreira e 78 anos de idade, o criador da guitarrada e da lambada, Joaquim de Lima Vieira, conhecido como Mestre Vieira, ganha site oficial, documentário sobre sua trajetória eDVD gravado ao vivo no Theatro da Paz e. Os trabalhos integram o projeto "Mestre Vieira - 50 anos de Guitarrada", coordenado pela jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros, que divide a produação executiva com Luiza Bastos, e que conta com o  apoio da Lei Semear, do Governo do Pará, e do patrocínio da Vivo por meio do programa Conexão Vivo. 

Nos dias 11 e 12 de julho de 2012 o Theatro da Paz abrirá as portas para a guitarrada de Barcarena, quando Mestre Vieira se apresentará em dois shows que serão gravados para o lançamento de seu primeiro DVD, em outubro deste ano. 

Patrimônio cultural imaterial do Estado do Pará, a guitarrada é hoje o ritmo que mais influencia a nova geração de músicos paraenses, levando o nome do Pará aos quatro cantos do País.

OS SHOWS - A estrutura musical do show foi pensada juntamente com o músico e produtor Félix Robatto, que responde pela direção musical. Decidiu-se por dois dias devido à diversidade musical de Mestre Vieira. No primeiro deles será enfatizado o repertório de músicas dos LPs de Mestre Vieira, lançados entre 1978 e 1992, com participações de artistas convidados.

Na ocasião, o público  fará parte de um momento marcante para a história da música paraense. Quarenta anos depois, Mestre Vieira estará com sua banda original formada no final dos anos 1970 e com a qual gravou 13 LPs e circulou pelo nordeste vendendo mais de 300 mil cópias só do segundo LP, o Lambada das Quebradas vol. 2, tendo como hit a música “Melô do Bode”.

Mestre Vieira e os Dinâmicos
(foto: Renato Reis)

Antes “Vieira e Seu Conjunto” e hoje “Mestre Vieira e Os Dinâmicos”, o conjunto é formado por  Dejacir Magno (voz), Luis Poça (teclado), Lauro Honório (guitarra base) e Idalgino Cabral (baixo). O reencontro dos músicos com o criador da guitarrada aconteceu em meio às filmagens do documentário na cidade de Barcarena, o que rendeu um show apresentado no Festival Se Rasgum 2011, em Belém, no ano passado, gravado para o documentário e reconhecido por produtores, jornalistas e especialistas em música, como o melhor show da noite de encerramento do evento.

Em 12 de julho, segundo dia de gravação do DVD, Mestre Vieira volta ao palco do Theatro da Paz com uma banda base, recebendo músicos influenciados pelo som da guitarrada, como Felipe Cordeiro e Pio Lobato, além de admiradores do ritmo, como Manoel Cordeiro, a cantora, compositora e tecladista Iva Rothe e o Trio Manari.

A noite ainda contará com as participações dos músicos Luis Pardal, Paulinho Moura e Sebastião Tapajós, que, junto com Mestre Vieira, lembrarão os tempos em que ele se dedicava ao choro, ainda na juventude. Os dois dias de shows terão entrada gratuita.

Na equipe do DVD, a direção de produção é de Caroline Araújo; produção de Wanderson Lobato, de Taca Nunes; direção de fotografia, de Marcelo Rodrigues e direção de arte, de Nando Lima -  além de uma grande equipe técnica.

DOCUMENTÁRIO - O filme Coisa Maravilha – Mestre Vieira 50 anos de Guitarrada, tem direção da própria Luciana Medeiros e foi rodado entre setembro e novembro do ano passado, em Belém e Barcarena, no Pará. Está em fase de edição, com lançamento previsto também para o mês de outubro.

O longa metragem reuniu mais de 40 pessoas na equipe técnica e de criação. Na direção de fotografia Marcelo Rodrigues com assistência de Filipe Parolim e Lucas Escócio. 

Na pesquisa e assistência de direção está Wanderson Lobato; no som direto, Leo Chermont; e na direção de produção, Cristina Costa e equipe formada por Taca Nunes, Michele Maia, Andrea Rocha, Thiago Ferradaes e Givaldo Pastana. 

Givaldo Pestana é músico e pesquisador, residente em Barcarena, e assina também a discografia comentada que estará disponível no site oficial.  O filme tem participação de artistas, músicos, pesquisadores e admiradores da guitarrada.

SITE - O site oficial com biografia e discografia será também um espaço para a difusão da guitarrada através de notícias, agenda de shows, galeria de fotos e vídeos, colocando o ritmo paraense à disposição do mundo. http://www.mestrevieira.com.br/mv/

Nenhum comentário:

Postar um comentário