Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Banda Zona Tribal lança na internet clipe "Guerrilha" e CD Crônicas

Estreou na Mix TV (São Paulo) no dia 15 de julho, domingo passado, o clipe "Guerrilha", da banda amazonense Zona Tribal. A faixa faz parte do álbum Crônicas, já lançado em formato digital e que em breve sai em formato físico pela Blast Records.

O clipe foi gravado em Manaus, em locações como a Maloca Multiétnica do Memorial Povos da Amazônia, Largo de São Sebastião, ponte sobre o Rio Negro e prainha do Tropical Hotel Manaus, e leva a assinatura da produtora paulistana Movie3 do experiente produtor Mess Santos. O trabalho contou com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), dos estúdios Tupana Cabocla e Supersônico. O vídeo tem a participação especial do ator Fidelis Baniwa, oriundo da etnia Baniwa do alto Rio Negro.



Segundo André Kostta, produtor da Blast Records, a proposta é mostrar para o Brasil toda a diversidade que envolve a região e a musicalidade da banda:

- A Zona Tribal foi um achado que garimpei via internet. É uma banda com forte conteúdo nas letras e melodias. Diria que é diferente de tudo o que está rolando na cena musical no Brasil. O clipe mostra as inúmeras faces da Amazônia, que o Brasil não está acostumado a ver. Quando pensamos em um clipe para a banda, percebi que teríamos que gravar em Manaus, em meio à urbanidade, aos rios e aos ícones que retratam uma cidade grande no meio da selva.

 Para ele, ter os elementos urbanos e indígenas só torna mais fascinante o clipe e por consequência o trabalho da Zona Tribal. “Veja bem, quando falamos do norte do país sempre olhamos a floresta e quase nunca o fator humano e a produção cultural, a Zona Tribal é um exemplo de como esse mundo interage e dialoga com a universalidade. A Zona Tribal é uma banda de rock do meio da selva, isso é no mínimo interessante”, comenta.

Crônicas é o terceiro álbum da banda formada em 1996 por alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que se conheceram nos corredores. A mistura entre o universo urbano de Manaus e indígena do Amazonas resultou em um trabalho permeado de expressões e sonoridades tribais, somado ao discurso social das letras e a musicalidade universal do rock. Formada pelo baterista Marco Moura, pelo guitarrista Jean Carlo, pelo baixista Plínio Annunciato e pelo vocalista Mencius Meloa Zona Tribal já lançou os CD Zona Tribal (2002) e Extremo Norte (2006). Mencius Melo tem sido destacado aqui no Som do Norte como autor da clássica toada "Apocalipse Karajá".

Mencius afirma que a estreia do vídeoclipe “Guerrilha” em um dos maiores canais de entretenimento do país só reforça a trajetória da banda. “A Zona Tribal é uma das bandas da geração de meados dos anos 1990 em Manaus, quando a cena respirava inconformismo com a apatia dos palcos locais e produziu grandes bandas como Chá de Flores, Espantalho, Several e tantas outras. Tenho orgulho dessa história e esse clipe na Mix TV só vem para coroar essa fase”, observa. Para o artista, a projeção pode chamar atenção para outros talentos. “Temos o pé no chão quanto a relação ‘causa e efeito’ dessa estreia, quero contar com todos os que tem orgulho do Amazonas para invadirmos as redes sociais como o Facebook da banda e assim fazermos disso um sucesso, quem sabe assim podemos trazer oportunidades para outras bandas locais”.

A arte do encarte de Crônicas foi produzida pelo bureau do renomado criador Gustavo Sazes, de São Paulo - autor de trabalhos para bandas como Oficina G3, Jota Quest e artistas como Vanessa da Mata, Zezé Di Camargo & Luciano, Kiko Loureiro, Adriana Calcanhoto entre outros.

O CD Crônicas pode ser adquirido em formato digital nos sites ITunes - http://itunes.apple.com/us/album/cronicas/id452240469 - e OneRPM -https://onerpm.com/#/disco/album&album_number=776422689 , onde é possível ouvir todas as faixas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário