Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ouvindo Junto: Beradelia comenta quatro faixas do Disco do Mês


A banda Beradelia comenta quatro faixas de seu primeiro CD, Planeta Beradelia, lançado com exclusividade pelo Som do Norte como "Disco do Mês" no dia 7, e que desde então está fazendo enorme sucesso, ajudando a colocar Rondônia no mapa dos melhores lançamentos do ano até agora.

03- MENTENENHUMA (Rafael Altomar e Ákilas Moreira)

"Esse som, que começa falando de MPB, MPBéra, fala desse estilo que é o estilo que adotamos, a Música Popular Beradera. Ela fala da cidade de Porto Velho a partir da ótica dos muros. "MENTENHUMA" é uma assinatura de um grafiteiro local chamado Gaspar Knyppel, e a música fala sobre o processo de mais um ciclo que a cidade está passando, o Ciclo da Energia com a construção das usinas hidreletricas.

O refrão diz: "quando uma semente de esperança (que é o desenvolvimento que as usinas prometem)/ semeia o caos (que é exatamente o que o Estado vive hoje, um caos) / Muros contam histórias como um resto mortal / E eu não vou pagar pra ver/ um pôr-do-sol ensanguentado (o pôr-do-sol de Porto Velho é seu chamariz turístico, sempre com um sol bem vermelho, fazendo um paraleo com a violência crescente que acompanha o desenvolvimento)."

03 BERADELIA - mentenenhuma by SomdoNorte2

04 - ME AVISOU (Rafael Altomar e Ákilas Moreira)

"Esse som também é bem representativo para nós e é sempre muito bem aceito pelo público, é um som com influências de brega, carimbó, reggae, rap e rock. Tem uma pegada bem regional e fala de lendas, de avisos, e um pouco da realidade amazônida sempre muito explorada e maltratada."

04 BERADELIA - me avisou by SomdoNorte2

09 - ARRUDEIA (Rafael Altomar, Carlos Serrão, Ákilas Moreira e Giovani Viecili) - ao vivo

"Arrudeia é uma faixa especial pra nós, pois foi feita depois que gravamos o CD mas ganhou muita força nos shows da banda, sendo quase que a música mais esperada pelo público, por sua interatividade. Ela tem uma mensagem de paz, numa pegada regional, e profetiza a andada dos beradeiros pelo mundo! Resolvemos deixar no CD uma versão ao vivo dela porque ela foi construída bem ao vivo mesmo e queríamos deixar a energia dela com essa pegada ao vivo também, com viagens e improvisos no final."

09 Arrudeia Comprimida - ao vivo by SomdoNorte2

11 - FUNK DA RABETA (Giovani Viecili)

"Funk da Rabeta é uma brincadeira que Giovani inventou e a banda adotou, é a chamada 'fulerage!' que quebra o gelo nas apresentações... (risos)"

11 Funk da Rabeta by SomdoNorte2

  • Para saber mais sobre o CD, ouvir na íntegra e baixar de graça, acesse o Música do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário