Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mestre Bento precisa de doadores de sangue

E-mail que recebemos na tarde desta sexta.

Prezad@s,

Fazemos aqui novo apelo solidário em prol de nosso querido Mestre Bento, compositor e fundador do grupo de carimbó Raízes da Terra da cidade de Marapanim (PA), uma das referências vivas da tradição do carimbó paraense, que se encontra em gravemente doente há vários meses.

O mestre foi internado hoje em Belém, no Hospital Barros Barreto, e precisa urgentemente de doadores de sangue, de qualquer tipo. Os doadores podem procurar qualquer unidade do HEMOPA e fazer sua doação em nome de BENTO DA TRINDADE ALVES.


Mestre Bento luta contra um câncer pulmonar que o impossibilita de fazer o que mais ama em sua vida: compor, cantar e tocar carimbó, essa música e dança que é patrimônio do povo paraense há dois séculos e se encontra em vias de ser reconhecida, finalmente, como parte fundamental do patrimônio imaterial do Brasil.

Esse processo de reconhecimento e valorização efetiva do carimbó e seus verdadeiros protagonistas, iniciado no Festival de Carimbó de Santarém Novo em 2005, deve muito ao trabalho silencioso e dedicado de Mestre Bento e outros mestres e mestras do carimbó de dezenas de comunidades carimbozeiras espalhadas ao longo de nosso litoral, entre elas a lendária Marapanim. Mestre Bento é entusiasta e grande animador da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e sempre esteve à frente de seu grupo Raízes da Terra defendendo essa causa.

Agradecemos a solidariedade de tod@s que puderem ajudar nosso querido Mestre Bento.

Contatos e informações sobre o estado de saúde do mestre podem ser disponibilizados através do telefone (91) 9918-9368 (Zuleide Alves)

Grato pela atenção e apoio.

Isaac Loureiro
Irmandade de Carimbó de São Benedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário