Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Vem aí o tecnosussa!

Éverton dos Andes em show realizado
no Carreou du Temple - Paris

A assessoria da prefeitura de Porto Nacional, Tocantins, informa que nesta passagem de ano o Brasil irá conhecer um novo ritmo musical: o Tecnosussa, criado pelo cantor e compositor Éverton dos Andes.

O release enviado informa que o tecnosussa é "um experimento musical que transcende do regional ao universal. Ao unir as sonoridadese linguagens da sussa e do tambor ao techno e ao rock’n'roll, o artista conseguiu um resultado no mínimo inusitado. A batida dos tambores e o canto embasado na cultura popular do Tocantins prometem surpreender o público, do carnaval às danceterias. A produção musical, bem como o show de lançamento, conta com a parceria da Banda Doce Balanço. Vale a pena conferir o novo ritmo lançado pelo Tocantins assim como as coreografias e belas imagens que compõem o espetáculo, que conta ainda com participação do DJ Chacal, dando o ar techno ao show."

Éverton dos Andes é natural de Porto Nacional e, além de cantor e compositor, também pesquisador musical e historiador. Em 2002, lançou o CD e o documentário Suciologia, abordando a sussa, o reizado e outras matizes da cultura tocantinense, mapeando as festas religiosas e folclóricas do Estado. Em 2005, viajou pelo Projeto Pixinguinha pelos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Sergipe, e também esteve em Paris representando Tocantins no Ano do Brasil na França. Lançou posteriormente o CD Música Negra e atuou como coordenador de música da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins.

Já a Banda Doce Balanço, também de Porto Nacional, existe há mais de 10 anos, tendo lançado 4 CDs e 1 DVD. Anima as festas locais, e já tem como sucesso do 4º disco a música “Vem dançar comigo”.

A festa inicia às 22h deste sábado, 31, na Avenida Beira Rio. Tocam, pela ordem:

22h – Éverton dos Andes
23h30 – Show pirotécnico e contagem regressiva
0h – Ataíde e Alexandre (MG) (dupla sertaneja, sucesso nacional em 1991 com "Rosas e Versos")
2h – Banda Doce Balanço
3h30- Banda Açaí (sucessos variados)
4h30- Jovem Samba (samba e pagode)

Enquanto não há gravações de tecnosussa disponíveis, vamos ouvir uma sussa com Éverton dos Andes.

Everton dos Andes-Sussa Tambor by SomdoNorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário