Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sábado, 17 de dezembro de 2011

Na Rede: Caldo de Piaba na lista dos melhores CDs de 2011 do La Cumbuca


No dia 12, recebi uma pergunta via Twitter de Eric Alvarenga, vocal e guitarra da banda paraense Aeroplano:

não vai rolar uma lista com os melhores discos que tu escutou esse ano lançados aqui no norte?

O que eu respondi é que isto ainda não estava definido. Nos dias seguintes, pensei melhor e resolvi não fazer esta lista, como aliás ocorre desde que o blog é blog. Em 2009, quem elegeu a Música do Ano foram os 21 mil votos dados por internautas. No ano passado, tentei uma mudança que não deu certo - eleger o Clipe do Ano, cujo resultado seria pelo número de visualizações no YouTube, o que se mostrou tecnicamente inviável. Já neste ano, convidamos as bandas do Norte a mandarem seu som para integrarem nossa coletânea Som do Norte 2011 (baixe em http://t.co/QqTf2tBZ).

Por que não faço essas listas? Porque entendo que, por mais que eu procure acompanhar tudo o que rola na cena nortista, é impossível que eu tenha ouvido tudo. Afora isso, muito do que surge de relevante ao longo do ano quase sempre é publicado em seguida no blog, de modo que a lista acabaria sendo redundante.



O que não quer dizer que eu seja contrário a listas do gênero. Inclusive comemorei quando, no dia seguinte ao da pergunta do Eric, vi na 6ª posição do ranking dos Top 11 Discos Nacionais do site La Cumbuca o EP Volume 3, da banda acreana Caldo de Piaba, que foi lançado pelo Som do Norte, através da nossa Central de Abastecimento, em 20 de maio deste ano - http://somdonorte.blogspot.com/2011/05/central-de-abastecimento-volume-3-caldo.html. Pouco antes, em março, eu lançara o Volume Um, e para grande alegria uma bela manhã de maio o baixista Miúda me chamou no bate-papo do Facebook para me oferecer o lançamento exclusivo do Vol. 3 (inclusive, no post do La Cumbuca, o link de download aponta para uma postagem no blog da banda - http://piabanokombao.blogspot.com/2011/05/volume-3-caldo-de-piaba.html - que reproduz o texto que escrevi sobre o lançamento).

Em tempo: o Volume 3 do Caldo foi o único disco de banda do Norte a entrar na lista do La Cumbuca.
Em tempo 2: melhor que o Caldo em 2011, para Otaner (o autor da lista), só Erasmo Carlos, Violins, Criolo, Apanhador Só e Rômulo Fróes. Que tal?

Ei: Se você ainda não baixou o Volume 3, clique aqui.

Adendo: Outro blog que destacou o Vol. 3 foi o Esforçado, de Dafne Souza Sampaio (também responsável pelo Gafieiras), que inclui os piabas numa "lista-monstro" de CDs que ele achou importante ao longo do ano - onde também consta O Segundo Depois do Silêncio, dos Los Porongas, nosso Disco do Mês de junho, e Café Dois, do paraense Pio Lobato, disco lançado pelo site Pará Música. Esta "lista-monstro" seria, digamos, uma terceira divisão do Esforçado. Antes, tem os "25 discos brasileiros de 2011" - na qual consta o Kitsch Pop Cult de Felipe Cordeiro, e outra com outros 15 discos "que também merecem (e muito) ser ouvidos". O post, foi publicado na segunda, 19, neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário