Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

É Show: Tu, Já Rainha - Luê

O presente de Natal do Som do Norte para vocês é a postagem de um show daquela que é para nós a grande revelação de 2011 da música paraense: Luê. Não é a primeira vez que postamos um show (isto já aconteceu com Brasilidade, de Nanna Reis, em maio do ano passado), mas é a primeira vez que colocamos todas as músicas para download (você pode baixar uma a uma, ou clicar direto no botão "Clique aqui para baixar" lááá do final e fazer o download, via PagSocial, do pacote com músicas, ficha técnica e esta foto que abre o post).

Se pensarmos o quanto Luê conquistou neste ano, já podemos notar o quanto isto é incomum. Mas se lembrarmos que este também é o ano inaugural de sua carreira como cantora, o espanto é ainda maior. Luê começou a cantar em novembro de 2010, participando de um show de Arthur Espíndola, em fevereiro já cantava nos bares de Belém ao lado de Renato Rosas, no final de março fez um show no Sesc Doca, ampliado na temporada no Sesc Boulevard em abril, mesmo mês em que para grande alegria minha deu canja em duas edições do Fuxicando. Em junho já estava em São Paulo, a bordo do Terruá Pará 2 e gravando clipe de "Brasil Pandeiro" ao lado de artistas da Bahia, Ceará e São Paulo. Voltaria à capital paulista em novembro, isso depois de vários outros shows na capital e no interior do Pará, com ou sem o Terruá, e participações especiais, como a que fez ao lado de Pio Lobato no show dos 25 anos de carreira de Mahrco Monteiro. Vocês têm acompanhado essa trajetória através dos vídeos dela que publicamos, na Videografia 1 e na Videografia 2.

Estamos na prática lançando um CD virtual ao vivo, o primeiro da carreira da cantora. Em novembro, incluímos uma destas faixas, "Sei Lá", na coletânea virtual Som do Norte 2011. Sem planos imediatos para a gravação de um CD em estúdio, Luê deve estrear oficialmente em uma participação no CD que Arthur Espíndola grava, no qual os dois repetem o dueto em "Saara", música dele que ambos cantaram no show em que ela estreou.

Tu, Já Rainha - 26.5.11
(foto: Valério Silveira)

Este show que você irá ouvir e baixar em seguida é especial. Mostra uma jovem intérprete segura, de canto agradabilíssimo (daqueles que você deixa na função "repetir infinito" no player e não enjoa), que sabe suingar quando preciso e ser romântica quando convém, e pondo sua voz a serviço de um repertório onde se combina a tradição herdada do Arraial da Pavulagem (do qual seu pai, Júnior Soares, é um dos fundadores) com os novos ventos de renovação da música paraense (presentes na inclusão de temas de Felipe Cordeiro e Renato Torres). Júnior participa cantando a canção-título do show, que profeticamente escreveu quando a filha nasceu. A tradição também se faz presente no toque da rabeca em quase todas as músicas - Luê é violinista de formação e tocava em orquestra muito antes de se aventurar a cantar; sua amiga, a cantora e compositora Juliana Sinimbú foi uma grande incentivadora para que Luê tomasse esta decisão. De certo modo, Luê retribuiu se tornando a primeira pessoa a cantar música de autoria de Juliana depois da própria.

Luê e Gaby Amarantos (foto: Valério Silveira)

Outros destaques são a participação de Gaby Amarantos (que declara Luê como a nova diva paraense), cantando "Merengue Latino", que estará em seu CD Treme!, a ser lançado em 2012; e uma raríssima vez em que Luê cantou "Saara" sem a participação do autor (ela inclusive brinca com isso).

Nesta noite Luê cantou ainda "Faróis" (Ronaldo Silva e Júnior Soares) e "Campo do Meio" (Júnior Soares e Alfredo Reis). Júnior Soares também interpretou "Capitulador", dele em parceria com Ronaldo Silva e Toni Soares.


TU, JÁ RAINHA
Luê - 2011

1. Dunas da Princesa (Ronaldo Silva)

2. Sei lá (Felipe Cordeiro)

3. Alumiará (Ronaldo Silva e Júnior Soares)

4. Ave Manhã (Nilson Chaves)

5. Sim (Renato Torres)

6. Tu já Rainha - por Júnior Soares (Júnior Soares e Ronaldo Silva)

7. Sestrosa c/ participação de Renato Rosas (Renato Rosas e João Marcelo Rocha)

8. Saara (Arthur Espíndola)

9. Merengue Latino c/ participação de Gaby Amarantos (Ronaldo Silva)

10. Delicadeza (Juliana Sinimbú)

11.Tempo Invertido (Renato Torres)

12. Nós Dois (Ronaldo Silva e Júnior Soares)


O clique no link acima vai abrir uma página do site PagSocial, que vai solicitar que você faça login em uma de suas redes sociais (Facebook, Twitter ou Orkut). Na rede escolhida, será postada uma mensagem em seu nome divulgando este lançamento - Baixei de graça o show "Tu, Já Rainha", da Luê (@luesoares), o presente de Natal 2011 do @SomdoNorte pagsocial.com/r/0BL.aspx -, o que na prática funciona como um convite para que seus amigos também conheçam o trabalho da cantora e do blog. Postada a mensagem, basta clicar no botão "Baixar arquivo" para que se inicie o download do CD virtual.

Foto: Aryanne Almeida

Um comentário:

  1. Tive o prazer de estar presente e este show da Luê foi um dos mais marcantes da minha vida.
    Feliz por, muito tempo depois, estar preparando um texto sobre ela e seu novo álbum, prestes a ser lançado.

    Sigo este blog! É lindo, meus parabéns! Um grande abraço.

    ResponderExcluir