Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Videografia: Luê (2)


Em abril, publicamos aqui a Videografia de Luê, reunindo praticamente todos os vídeos que estavam no ar com a jovem cantora paraense, que então tinha pouco mais de 5 meses de carreira. Hoje damos prosseguimento àquela postagem. Sim, queremos seguir acompanhando desta maneira os passos de Luê, que completou um ano nos palcos no começo de novembro, em grande estilo - fazendo sua estreia solo em São Paulo (veja as fotos aqui). Um auspicioso começo de carreira, como raramente se vê, convenhamos.

Em 6 de maio, ela participou do programa Conexão Cultura Ao Vivo. No vídeo, postado no canal do Portal Cultura no YouTube no dia 13, ela canta "Campo do Meio" (Júnior Soares - Alfredo Reis). Destaque para a presença do público no estúdio (quase ao final, é possível ver o radialista Beto Fares).


No dia 26 de maio, Luê esteve pela primeira vez no palco do Teatro Margarida Schivasappa, considerado o templo da MPB de Belém, levando o show Tu Já Rainha, que fizera temporada no SESC Boulevard no mês anterior. São desse dia os dois vídeos seguintes. O primeiro é "Ave Manhã" (Nilson Chaves). As imagens são de Edvaldo Souza e Nicolau Amador, com edição de Nicolau Amador e foram publicadas no canal de Nicolau (o Nicobates) no You Tube no dia 1 de junho.


O show teve participação especial de Júnior Soares, Renato Rosas e Gaby Amarantos. Esta cantou com Luê "Merengue Latino" (Ronaldo Silva) - meses depois, participando do Conexão Vivo Belém em outubro, Gaby anunciou que esta música fará parte do CD Treme, que ela lança em 2012. O vídeo entrou no canal Musicaparaense do You Tube no dia 27 de maio.


  • Na semana seguinte, Luê participou de uma das maiores reuniões de cantoras paraenses na mesma música de que tenho notícia. Juliana Sinimbú estreava o show Nua Ideia no Teatro Cláudio Barradas, em 1 de junho, e convidou Luê, Aíla, Gigi Furtado e Lia Sophia para dividirem com ela o vocal de "Ensaboa" (Cartola). Assista o registro feito por Edvaldo Souza clicando aqui.
Também em junho, nos dias 24 e 25, aconteceram em São Paulo os primeiros shows do projeto Terruá Pará 2, no Auditório Ibirapuera, mesmo local onde foi realizado o 1, em 2006. Luê foi uma das artistas selecionadas pela curadoria do evento, que se propôs a levar ao Sudeste parte da diversidade cultural paraense. Posteriormente, o evento também foi realizado em Belém, Marabá e Santarém. Vamos ver agora uma chamada que Luê gravou convidando o público paraense para assistir a transmissão do Terruá pelo site do evento. Cada artista participante do show gravou sua chamada. A de Luê entrou no ar no You Tube em 21 de junho.


Aqui vemos um trecho do show em São Paulo, na hora em que Gaby Amarantos chama Lia Sophia e Luê para cantarem com ela "Sinhá Pureza". Logo depois Edilson Moreno canta com as três "Carimbó do Macaco" - as duas músicas são de Pinduca. O vídeo, gravado por Carlos Macapuna, foi publicado em 26 de junho.



O próximo vídeo é uma reportagem feita pelo site Saraiva Conteúdo, reportando o que foi o Terruá em São Paulo. Vemos Luê já na abertura, cantando "Sei Lá" e tendo no acompanhamento a guitarra de Felipe Cordeiro, o autor da canção. A cantora em seguida fala da emoção de estar pela primeira vez na capital paulista. Mais adiante, fala sobre o diálogo entre modernidade e tradição que faz em seu som, a partir de elementos como a incorporação da rabeca, um violino de fabricação artesanal. O vídeo, em HD, foi publicado em 15 de julho, e tem também shows e entrevistas com Lia Sophia, Gaby Amarantos e Dona Onete.



O Terruá chegou a Belém no final de julho, no Teatro Margarida Schivasappa. Houve diversas sessões extras, devido à grande procura pelo público da capital. Aqui temos um vídeo gravado por Pedrox no dia 27 de julho e colocado no ar no dia seguinte, no qual Luê e Lia cantam "Americana" ao lado do autor, Solano.


Nos dias 23 e 24 de setembro, Luê participou no Schivasappa das gravações do DVD Caldeirão Amazônico: A Festa, com o qual Mahrco Monteiro comemorou seus 25 anos de carreira. O artista convidou vários colegas para darem nova roupagem a seus grandes sucessos e a Luê coube reler “Chamegoso” (Alfredo Reis – Príncipe), o primeiro grande sucesso de Mahrco, que a lançou em 1987 no LP Mistérios. Veremos aqui um vídeo com ensaios para os shows, publicado no dia 22 de setembro por Fabrício Bastos, guitarrista da banda B3. Luê aparece cantando com Mahrco quando o vídeo atinge 1:00.



  • Esta segunda parte da Videografia de Luê não contém todos seus vídeos posteriores a abril. Há vários outros já publicados do Terruá tanto em São Paulo quanto nas cidades paraenses pelas quias o projeto passou. O próprio show de Mahrco Monteiro, citado acima, foi gravado para virar DVD. Também temos conhecimento de outros shows gravados, como por exemplo os da série Música na Estrada - Luê participou do show de Juliana Sinimbú em Abaetetuba (cantando "Santuário do Pau de Aroeira") em 18 de agosto e fez seu primeiro show solo no interior paraense em Bragança dois dias depois. Pretendemos colocar estes vídeos aqui no blog em futuras postagens. Enfim, a série "Videografia de Luê" continuará, sem previsão de término à vista!


Achou algum vídeo na rede de Luê que não esteja aqui?
Por favor, deixe o link nos comentários.


2 comentários:

  1. Que delícia relembrar esses momentos Fábio!
    Adorei!

    Obrigada como sempre!

    =****

    Luê

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostei!

    E, sabes, isso é só o começo!

    =****

    ResponderExcluir