Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sábado, 8 de outubro de 2011

Música da Semana: Xirley


O assunto da semana na música nortista foi sem dúvida e com certeza o lançamento do primeiro clipe oficial da cantora paraense Gaby Amarantos - até porque ele contém a (até agora) única amostra disponível do som do seu primeiro CD solo, Treme, que tem direção artística de Carlos Eduardo Miranda e que possivelmente seja lançado apenas em 2012.

E claro, há outros bons motivos para apreciar este novo clipe assinado (roteiro e direção) pela excelente Priscilla Brasil. Sua versão de "Xirley" (música de Chiquinho, Marcelo Machado, Hugo Gila, Felipe Machado e Zé Cafofinho; letra de Felipe Machado e Zé Cafofinho) cria um novo ambiente para a personagem-título a cada uma das 4 repetições das estrofes da canção. Não tem porque eu ficar descrevendo aqui o que você pode ver só dando um clique logo abaixo, o que cabe é dizer para que você fique atento ao modo a cada repetição Priscilla vai comentando as transformações na vida da personagem sem que se ouça ou leia qualquer som/ palavra que não seja o próprio áudio da faixa. Magistral.

"Xirley" foi escrita em 2003 para o grupo Originais do Sample, e é classificada pelo próprio Zé Cafofinho como "um breguinha". Foi incluída como segunda faixa e "música de trabalho" do CD Dança da Noite, que o grupo Zé Cafofinho e suas Correntes lançou em 2009. O próprio Zé participa do clipe.

O clipe de Gaby foi postado no canal da Greenvision (a produtora da Priscilla Brasil) na segunda, 3 de outubro. Assiste aí que em seguida a gente conversa mais.


  • Na terça, 4 de outubro, o Portal MTV fez um lançamento oficial do clipe.
  • Na quarta, 5, o blogueiro Dafne Sampaio (também o responsável pelo Gafieiras) comparou, em sua página pessoal, Gaby a Bjork (chamou-a de Bjork do Brega, embora não se atribua a autoria da expressão, que leu na internet) e classificou Priscilla Brasil como "seu [de Gaby] Michel Gondry curtido no açaí."
  • No mesmo dia, o clipe foi incluído entre os destaques da newsletter Fora do Eixo Comunica #0.27, na seção "TV FDE".
  • Ainda na quarta, Gaby participou do programa It MTV (foto abaixo), entrevistada por Jana Rosa.

  • Também no dia 5, a seção "Música" do Portal MTV anunciava a presença de Gaby na festa do VMB, no próximo dia 20, e trazia rápida entrevista com a cantora, que fala do clipe (O clipe conta a história de uma mulher muito pobre, que vai se pirateando e consegue ter sucesso), do interesse por seu som no exterior (Ganhei cinco páginas em uma revista francesa, duas músicas minhas saíram em uma coletânea de novas músicas brasileiras, as coisas estão acontecendo) e da sua formação e expectativas musicais (Eu não queria ser mais uma cantora com florzinha no cabelo, queria tocar tecnobrega, me jogar na aparelhagem, fazer o chão tremer). Leia o texto completo.
  • Na quinta, 6, o clipe estreou na programação da MTV Brasil.
  • Na sexta, 7, o site RD1 Audiência anunciou que na terça, 11, Gaby será a convidada do programa Infortúnio com a Funérea, a partir das 23h15 na MTV Brasil.
  • E hoje, perto das 11h da manhã, Gaby lançou seu novo site, o http://www.gabyamarantos.com/ (dá uma sacada no visu logo abaixo). Por enquanto, a página tem apenas o novo clipe, com release e créditos, e um link para que você possa votar para que o "Xirley" figure no Top10 da MTV. É simples - acesse http://mtv.uol.com.br/programas/top10/vote, escreva "GABY" no campo "BUSQUE SEU ARTISTA" e em seguida você verá a opção de votar em "Xirley". Basta clicar, depois repetir a sequência de letras e números que aparece e clicar em "Votar". Você pode repetir a operação quantas vezes quiser.

Tá achando pouco? Quer mais Gaby Amarantos? Pois bem, também na sexta, 7, a cantora Aíla publicou uma amostra do seu CD de estreia, Trelelê, incluindo a faixa "Garota", de Alípio Martins, com a participação especial de Gaby. Ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário