Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Foi Show: Natália Matos


Morando em São Paulo desde 2006, a cantora paraense Natália Matos fez ontem seu primeiro show em Belém. Em pleno feriado, o bom público que quase lotou o Teatro do CCBEU foi a primeira boa surpresa. A segunda boa surpresa foi a qualidade do trabalho de Natália. Um pouco hesitante no começo, devido à natural emoção (sendo sua estreia na cidade natal, toda sua família estava na plateia), foi ficando gradualmente mais segura a partir do quinto número - "Love Brechó" (Leandro Dias - Floriano - Jorge Andrade).

Em seguida, a segurança ganhou novo alento com as participações especiais - a primeira foi de Leandro Dias tocando violão em sua composição "Enredo" (parceria com Cláudia Cunha e Felipe Cordeiro) e, depois, em "Pássaro Solto", de Vicente Barreto e Paulo César Pinheiro. Entre todas as participações, quero destacar a de Alba Maria, cantando "Novo Amor" (Chico Buarque) com Natália e tendo o acompanhamento d'O Charme do Choro. Nesta pérola recuperada do repertório de Clara Nunes (nunca soube de regravação desta canção que estava no LP de 1982 da Guerreira), Natália esteve ótima, transmitindo toda a ironia presente em trechos da letra como este: "eu sei / Que esse novo amor lhe quer também, tão bem / Que até comove aquele olhar que um homem tem / Quando ele pensa que sabe o que quer". Outro momento em que Natália esteve soberba foi no carimbó "Limoeiro Baixa a Rama", de Verequete.

No repertório, quase meio a meio entre autores paraenses e de outros estados, há que se louvar Natália por evitar recorrer a composições "batidas", como se diz, buscando uma "garantia de sucesso" para o show. Ao contrário, vê-se que todas as escolhas foram bem pessoais - outra incluída de Chico, por exemplo, foi "Veneta", parceria com Edu Lobo, que abriu o espetáculo.

Novo show de Natália em Belém pode acontecer até o final do ano, mas até agora não está confirmado. O certo é que nos próximos dias ela retorna a São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário