Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Wokshop Virtual Me Formei, E Agora?


Nesta segunda, 8, entrou no ar meu novo blog, Jornalismo Cultural, que é, melhor dizendo, uma nova fase, repaginada, do site de mesmo nome que existe desde outubro de 2005. Aos poucos, o conteúdo do site será transferido para o blog, que logicamente também receberá, ao mesmo tempo, material novo, tornando-se (ao menos a ideia é essa) novamente uma referência na área, o que considero que ficava muito difícil a ser mantido o formato site. Sei que o formato site tem seus adeptos, mas considero o formato blog muito mais dinâmico, permitindo uma interação maior. Na verdade, venho pensando em abandonar o formato site praticamente desde que comecei a fazer o Som do Norte, já vão aí dois anos.

Uma das novidades do novo Jornalismo Cultural, aliás, tem tudo a ver com o momento em que ocorreu o lançamento do Som do Norte. Trata-se do Workshop Virtual Me Formei, E Agora?. Muita gente talvez não saiba, mas o lançamento do Som do Norte não foi fruto do acaso, e sim resultado de um planejamento. Em meados de 2009, minha carreira como jornalista cultural no mercado de Porto Alegre encontrava-se estagnada, e eu fiz uma revisão de carreira, seguida de um plano de ação, onde concluí que, devido à minha crescente ligação com artistas e festivais da região Norte, e considerando-se ainda a ausência de um veículo onde a produção nortista fosse abordada com o destaque que merece, eu deveria apostar na criação deste veículo.

A proposta do novo Workshop é justamente dividir as técnicas de revisão e planejamento que utilizei, colocando-as ao alcance dos interessados - sejam eles recém-formados na área de Comunicação, sejam eles profissionais que, já com algum tempo de carreira, sintam-se atualmente sem rumo. As inscrições são feitas através do próprio blog Jornalismo Cultural (no link destacado no parágrafo anterior) e estão abertas para interessados de todo o Brasil. Ao se inscrever, você começa a fazer o workshop no dia seguinte (tão logo comprovemos o depósito do valor da inscrição); ao todo são quatro etapas, que duram duas semanas, onde você vai aprender a se planejar e conhecer conceitos como FOCO, ações-meio e ações-fim, diferencial competitivo e os 5 Valores (Currículo, Experiência, Contatos, Projeção e Remuneração), além de saber como evitar erros comuns no planejamento (um deles é o 'pensamento mágico' de que basta ter um plano que tudo automaticamente vai acontecer como você espera!).


Nenhum comentário:

Postar um comentário