Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Disco do Mês: Documentário Chama Verequete


Hoje é aniversário de Mestre Verequete! Augusto Gomes Rodrigues nasceu em Bragança (PA) em 26 de agosto de 1915. O mestre dedicou-se ao carimbó até pouco antes de nos deixar, em 3 de novembro de 2009. Suas últimas gravações podem ser ouvidas no Disco do Mês de segundo aniversário do Som do Norte - Uirapuru Chama Verequete, um lançamento Ná Music (ouça na íntegra no Música do Norte).

Em Belém essa data é oficialmente o Dia do Carimbó. A única comemoração programada que é de nosso conhecimento será uma roda de carimbó na Área de lazer do SINTEPP – Rua 28 de Setembro, 510, próximo à Avenida Assis de Vasconcelos, na Cidade Velha, a partir das 18h, com entrada franca. Atrações já confirmadas: Mestre Hélio e o Carimbó Grão Pará, Nego Ray e o Carimbó de Icoaraci, Pedrinho Callado, Kim Marques, e o pessoal do Senta a Peia. A roda estará aberta a quem mais quiser carimbolar.

Também serão exibidos dois vídeos: Toque de Mestre, de Rodrigo Cardozo, e este Chama Verequete, de Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira, que trazemos pra você na íntegra, dividido em duas partes.

Lançado em 2002, o documentário foi premiado no mesmo ano como Melhor Música em Curta de 35mm, no Festival de Gramado (RS) e recebeu Menção Honrosa no Festival de Curitiba (PR).

Chama Verequete - Parte 1



Chama Verequete - Parte 2



Direção: Luiz Arnaldo Campos, Rogério Parreira
Tipo: Documentário
Formato: 35mm
Ano: 2002
Origem: Brasil (PA)
Cor
Duração: 18 min

Um comentário:

  1. Chegando do SINTEPP, onde a festa ainda deve estar rolando...

    O evento iniciou com a apresentação dos filmes 'Toque de Mestre' e 'Chama Verequete', seguindo-se shows de Adilson Alcântara, Pedrinho Callado e o Grupo Uirapuru.

    A família de Mestre Verequete estava presente e recebeu as homenagens.

    ResponderExcluir