Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Central de Abastecimento: Esculhambação - 16-Bits


Nosso destaque na Central de Abastecimento neste dia em que o Som do Norte completa 2 anos no ar é Esculhambação, o novo EP lançado ontem pela 16-Bits, banda de Novo Repartimento (PA), anunciada na manhã desta quarta como uma das selecionadas pelo projeto Música na Estrada 2011.

A 16-Bits é conhecida por ser a "banda sem baterista" do Pará. Quando, em 2008, Homer Serejo (vocal, guitarra), Jakson Sousa (baixo) e Gabriel Bozi (guitarra) se juntaram para criar uma banda dedicada ao rock, não conseguiram encontrar nenhum baterista interessado em Novo Repartimento, o que levou Homer a assumir as programações da bateria eletrônica que o grupo usa nas gravações e shows. Em 2009, Gabriel foi substituído por Angelo Viana; já Renato Araújo ingressou na "16" ano passado, no lugar de Jakson. Também no ano passado, a banda fez alguns testes com bateristas humanos - passaram pela função Aluízio Neto (ex-Anerurysma) e depois Daniel Guasseli (da banda Anja), mas nenhum dos dois teve como seguir no projeto e a banda voltou a ter sua principal característica novamente.


Formação atual da banda

A 16-Bits já lançou o EP Resistor e o single Cavalos/ Sapatos, ambos no ano passado e disponíveis para download aqui no blog. Fiquem com o release oficial do novo disco, e em seguida cliquem na capa pra baixar o lançamento.

***
No meio da Transamazônica, na cidade de Novo Repartimento – PA, três garotos se juntaram para fazer um indie rock mesmo com a ausência de um baterista, suprindo a falta deste com o beat da bateria programada. Disso surgiu a 16-Bits, com o seu som eletrônico indie roque.

Depois de 1 EP e 2 Singles a Bits volta com o seu mais novo trabalho, o EP “Esculhambação”. Trabalho que aponta para uma nova direção que a banda pretende seguir, apostando mais nas batidas eletrônicas e no uso de sintetizadores. Este é o primeiro disco a sair pelo recém criado Selo Poeira Discos.

O EP começa com a explosiva “Ciclone” que carrega em seus poucos riffs intricados de guitarra e batidas esquisitas um lado de uma discursão de relação, onde o locutor desabafa sobre tudo o que pensa sobre o seu amor. Na segunda faixa temos a música “Asteroides”, a sua melodia fácil relatada um caso de amor platônico, onde todas as tentativas de aproximação são falhas e só resta postumamente as lembranças de tudo o que foi feito para esta.

“Tá Bem” é simplista, direta e descreve a garota mais linda da cidade desfilando a sua beleza pelas ruas da cidade. Em seguida vem “Ainda Sangro”, uma faixa com um clima mais dark, poucos riffs e letra melancólica. Curta e reta, é uma das faixas mais emocionantes do EP. Fechando o disco temos a faixa título “Esculhambação”, esta é a música mais experimental da Bits até então. Com a sua bateria de samples bizarros, sintetizadores e guitarras desconexas, a música fala um pouco da vida cotidiana de gente que está sempre ouvido esculhambações mesmo sem saber porque.

O EP “Esculhambação” já dá sinais do que vem pela frente no som da 16-Bits que pretende lançar o seu primeiro disco full em breve.


Esculhambação
16-Bits
- 2011

1 – Ciclone (4:02)
2 – Asteroides (2:57)
3 – Tá Bem (2:29)
4 – Ainda Sangro (2:52)
5 – Esculhambação (3:38)

Formato - MP3 - 192 kpbs - 44 KHz
Duração - 14:47
Lançamento virtual - 1.8.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário