Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

terça-feira, 19 de julho de 2011

Salomão Habib irá pesquisar obra de Tó Teixeira


Quem foi Antônio Teixeira do Nascimento Filho, o Tó Teixeira? Muitos em Belém já devem ter ouvido este nome, mas ele fica restrito apenas ao conhecimento desta lei homônima criada pela Prefeitura de Belém em 2000 que serve de incentivo aos artistas. Porém, ao se aprofundar na história de Tó, veremos que antes desta lei em sua homenagem, Tó Teixeira foi um célebre violonista que deixou um grande legado à nossa cultura.

E foi isso que Salomão Habib fez: aprofundou-se na história por trás deste músico, que até o presente nada havia sido feito para documentar a trajetória de Tó. No dia 7 de julho, Salomão Habib ganhou um reforço para dar continuidade ao seu trabalho, Salomão assinou contrato com o Serviço Social do Comércio (SESC) Pará que permitirá o andamento do projeto intitulado de Tó Teixeira: vida e obra.


O primeiro contato de Salomão com a obra do músico ocorreu há 25 anos, quando Habib ouviu um original de Tó Teixeira. O encanto foi imediato e com o passar dos anos, Salomão viu-se apaixonado pela obra daquele músico e com a necessidade de resgatar a memória de Tó Teixeira.

- Vejo como uma obrigação reanimar a memória dele. Música é o retrato do seu tempo e através desta pesquisa pretendo restaurar a história da Amazônia por meio das obras de Tó - ressalta Salomão Habib.

Atualmente, são quase nulos os registros documentados da obra deste músico que tanto contribuiu para a nossa cultura. Muitos destes registros estão dispersos, o que dificultou o processo de pesquisa realizada por Salomão.

- Era costume dele fazer músicas e dar para seus alunos treinarem. Tó Teixeira não teve herdeiros, sua obra é pulverizada, o que dificultou a reunião de material para a pesquisa.

Além da dificuldade para reunir fontes para a conclusão do projeto, outra problemática enfrentada por Habib foi a falta de incentivo para dar prosseguimento ao seu trabalho.

- A minha pesquisa é baseada por amor ao violão e respeito ao Tó Teixeira, pois é muito difícil realizar um trabalho como este, principalmente, pela falta de incentivo - confessa o pesquisador.

Durante 22 anos Habib vem colhendo material, a sua pesquisa foi feita através de diversas fontes baseadas em entrevistas, análises de partituras, recortes de jornais e revistas e depoimentos. Paolo Ricci, advogado, artista plástico e violonista foi um dos alunos de Tó Teixeira e um grande colaborador da a pesquisa que está sendo realizada por Salomão.

Devido a abrangência do projeto, Salomão pretende fazer o lançamento de diversos materiais que revelam a importância do legado de Tó Teixeira e um registro histórico do violão no Pará. O projeto reunirá um documentário em DVD sobre o violão no Pará; 3 CD’s com algumas obras de Tó Teixeira (01 CD de folias, 01 CD de peças solo para violão e 01 CD de peças variadas); um livro de partituras e um livro sobre o violão no Pará intitulado “De Tó a nós”.

O projeto, incentivado pelo SESC através do presidente Carlos Marx Tonini, será pioneiro ao reunir um vasto material sobre este poeta do violão paraense. Tó Teixeira: vida e obra será um projeto sobre um dos maiores compositores, instrumentistas e professores de violão que o Pará já teve e servirá no futuro para que músicos, estudantes e a sociedade paraense conheçam realmente a história deste músico.

* Texto: Assessoria do SESC Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário