Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Região Norte foi a que menos inscreveu projetos no Programa Petrobras Cultural 2010


Na tarde desta quarta, Alê Barreto publicou em seu blog Produtor Cultural Independente o post Patrocínio: como a Petrobras investe em projetos culturais, em que faz uma importante análise da atuação da empresa como patrocinadora de inúmeras iniciativas culturais no Brasil. Quase ao final, ele disponibiliza um link importantíssimo, no âmbito do que venho escrevendo há tempos aqui no Som do Norte:

"Veja também como os projetos estão distribuídos nos estados."

O link remete diretamente a um documento pdf com gráficos retratando a etapa 2010 do Programa Petrobras Cultural. E ali estão os dados que ressalto como importantes. Quem acompanha este blog sabe que sempre questiono, quando vejo poucos projetos do Norte contemplados em editais nacionais, a ausência de informações sobre o número efetivo de projetos inscritos por região. A Petrobras é uma empresa que fornece estes dados. Vejamos:

Em 2010, foram inscritos 3446 projetos, dos quais 149 foram contemplados. A região Norte foi a que menos inscreveu: enviou 57 propostas, tendo 3 aprovadas. A campeã foi a Sudeste, com 2299 projetos e 92 contemplados. Do total do Sudeste, 2037 eram do Rio de Janeiro ou de São Paulo, sendo apenas 262 dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Só a quantidade de projetos enviados por São Paulo (981) já superava o total de três regiões do país - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, somados, apresentaram 758 projetos. Veja abaixo (clique para ampliar):



Considerando-se o envio de projetos e contemplados por Estado, temos, no Norte: Acre enviou 2; Amapá enviou 2; Amazonas enviou 23 e aprovou 1; Pará enviou 19 e aprovou 1; Rondônia enviou 1; Roraima enviou 3; e Tocantins enviou 7 e aprovou 1.

Dos projetos inscritos pelo Norte, 15 eram da área de Educação para as Artes; 8 de Cinema/ Produção de Curta Metragens (35mm e Digital); 7 de Manutenção de Grupos e Companhias de Teatro, Dança e Circo; 7 de Literatura/ Criação Literária: Ficção e Poesia; 7 de Música/ Turnês de Shows e Concertos; 6 de Preservação e Memória/Apoio a Museus, Arquivos e Bibliotecas (2 destes foram contemplados); 4 de Música/Gravação de CD; 1 de Memória das Artes; 1 de Produção de Longa Metragens (35mm e Digital); 1 de Eventos de Artes Eletrônicas e Cultura Digital (foi o terceiro contemplado); e nenhum nas áreas de Apoio ao Aprimoramento de Websites Brasileiros Já Existentes; e Música/ Gravação para Disponibilização pela Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário