Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sábado, 16 de julho de 2011

Foi Show: Mitologias Amazônicas


Foi um grande sucesso o Som do Norte na Saraiva desta quinta, 14, o segundo de julho, marcando o lançamento oficial do projeto de CD+livro Mitologias Amazônicas, de Renato Rosas e João Marcelo Rocha.

Começamos, como de costume, com uma breve fala minha, desta vez realmente bastante breve, e sem novas intervenções minhas no decorrer da apresentação, para proporcionar que todos fluíssemos melhor a beleza da proposta de Renato e João Marcelo, que resgatam lendas do folclore amazônico - João Marcelo fez as letras e Renato as melodias e os arranjos. Logo depois, o próprio João Marcelo explicou ao público a ideia da dupla, de promover este importante resgate cultural para a identidade do povo nortista.


Nesta apresentação, além de cantar, Renato alternou-se entre o teclado, o violão e a guitarra (que dividiu com Willy Benitez - à direita, em pé, na foto abaixo - que na maior parte do tempo tocou bateria).

Fizeram participação especial as cantoras Nanna Reis, que cantou "Tamba-Tajá"

(Nanna é a primeira artista a participar de mais de um Som do Norte na Saraiva, pois em abril lançou em nosso evento seu Projeto Charmoso, em dupla com Pro.efX)...

... e Fernanda Barreto, que cantou a lenda das "Amazonas ou Icamiabas".

Na foto acima, que mostra Fernanda se deslocando até o palco, é possível ver como o Espaço Benedito Nunes estava de fato lotado - alegra-me dizer que registramos neste evento um dos maiores públicos da série, só ficando atrás nesse aspecto do show que inaugurou o projeto em março, no qual a convidada foi Juliana Sinimbú - que compareceu na quinta, para prestigiar seu parceiro Renato. Aliás, vários artistas nos deram a honra da presença na Saraiva nesse dia: Tábita Veloso, Olivar Barreto, Luê, Arthur Espíndola, Yuri Guedelha, Renato Gusmão e Luana Miranda. Também compareceram as jornalistas Alessandra Caleja e Marcela Brabo, e a figurinista Jackie Carvalho.


Renato Rosas canta a lenda da Mandioca
  • Agradecemos também ao destaque que a imprensa de Belém concedeu ao evento. Na foto abaixo, vemos João Marcelo e Renato participando do programa Matéria Prima (Rádio Cultura), no dia 13, no qual conversaram com Heloisa Hühn sobre o Mitologias Amazônicas.

3 comentários:

  1. Maria José da Costa Rocha16 de julho de 2011 16:26

    Pai d'égua a proposta artística de Renato Rosas e João Marcelo Rocha.Precisamos valorizar nossa cultura, deixá-la em evidência.
    Maria José da Costa Rocha

    ResponderExcluir
  2. Gostei, principalmente das composições: Tamba- Tajá, Mandioca, Mapinguari, O Boto e Iara.
    O som e as lendas da Amazônia enriquecem nossa cultura, precisam de divulgação.
    Parabéns a João Marcelo e a Renato Rosas.
    Janaína Silva

    ResponderExcluir
  3. Iniciativas com esta devem acontecer sempre, pois colocam em evidência a nossa cultura! Valeu João Marcelo e Renato!

    ResponderExcluir