Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Caldo de Piaba na trilha do documentário Soldados da Borracha


Realizado em 2010, o documentário Soldados da Borracha conta a saga de seringueiros nordestinos e acreanos vivida entre o sertão, a floresta e a cidade, no Acre, no período da 2ª Guerra Mundial (em especial entre 1942 e 1945). O chamado "esforço de guerra" levou à produção em larga escala de borracha no Brasil, para suprir as frentes de batalha na Europa.

O filme, rodado em Rio Branco, Xapuri e Plácido de Castro entre junho e julho do ano passado, tem na trilha sonora três músicas do Caldo de Piaba: "Sborba" (do EP Volume Dois), "Lambada Nova" (que só entrou no Volume 3, que lançamos agora em maio; o filme usou o áudio de um vídeo que o Caldo gravou em São Paulo tendo participação especial do baterista Ppeu, do Mini Box Lunar, tocando guitarra - foi nossa Música do Dia de 13 de maio de 2010) e "Daimagem" (outra que entrou no Volume 3; a versão do filme é que foi gravada para a exposição A Imagem da Música, de Talita Oliveira).

O diretor Cesar Garcia Lima conta que esteve em Rio Branco em abril do ano passado para pesquisar as locações e aí ouviu o então recém-lançado Volume Dois. O que aconteceu?

"A música "Sborba" (nome de um antigo clube de Rio Branco, frequentado pela "velha guarda", e recentemente restaurado pelo Governo do Acre) me remeteu imediatamente ao filme, como um bolero pop em que o antigo rejuvenesce.", contou o diretor no blog do filme, no post Caldo de Piaba : trilha sonora entre a tradição e a novidade.

Soldados da Borracha estreou como Rubber Soldiers no dia 22 de maio em Austin, Texas, Estados Unidos, na seleção competitiva do 14th Cine Las Americas International Film Festival. Aqui no Brasil, ele passou na sexta-feira em duas capitais: no Rio de Janeiro, na 2ª Mostra Etnodoc, no auditório do Museu do Folclore Edison Carneiro, às 18h30; e em Manaus, na Mostra Etnodoc, no Palácio Provincial, às 19h.

A próxima exibição anunciada é na TV Brasil, a partir de 9 de junho. Aguardemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário