Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sábado, 23 de abril de 2011

Videografia: Luê


Já fazia algum tempo que eu queria criar esta nova seção no blog, reunindo numa mesma postagens todos (ou ao menos muitos) vídeos de um determinado artista ou banda. Resolvi iniciar com a jovem cantora paraense Luê Soares, que participou no dia 12 de abril da estreia do Fuxicando, como convidada de Juliana Sinimbú, que chamou também Arthur Espíndola e Renato Rosas. Na ocasião, foi dito que havia apenas um vídeo de Luê cantando no YouTube (o que já me levou a reivindicar que fossem postados mais vídeos). Fui atendido: depois daquele dia vários outros entraram no ar. A amostra é ainda mais significativa por dois fatores: o pouco tempo de carreira de Luê (cinco meses!) e o fato de ela não ter (ainda) uma página "oficial" em sites como o MySpace.

Começamos do começo: com a estreia de Luê como cantora, acontecida no show Meu Canto, que Arthur apresentou no Teatro Margarida Schivasappa, em 4 de novembro de 2010. É o que vemos aqui, em vídeo gravado pelo site http://www.belemdopara.com.br e colocado no ar no YouTube no dia seguinte.


  • Há outro vídeo desta participação, gravado por Cam1234132 e postado com o título "Deserto do Saara". Preferi a primeira para o blog porque o som está melhor e a imagem, mais nítida (apesar de reconhecer que a gravação de Cam1234132 tem cores mais vivas). Outra vantagem da versão postada por Cam1234132 é que ela mostra Luê entrando no palco, após ser chamada por Arthur, que conta ainda como ela sugeriu o arranjo de bossa que agora parece já ter nascido com a canção. Veja este vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=DH_QooA6bEc&feature=related
Antes de começar a cantar, Luê já tinha algum tempo de carreira como instrumentista, tocando violino ou rabeca no Arraial da Pavulagem, de que seu pai Júnior Soares é um dos fundadores. Aqui temos Luê cantando "Alumiará" com o Arraial, num vídeo que entrou no ar em 20 de janeiro.



  • Neste outro vídeo de 2009, quando Luê atuava apenas como instrumentista, ela acompanha o Arraial, em show na Praça da República (Belém), tocando "Barca da Lua", de Júnior Soares - http://www.youtube.com/watch?v=p0THTBTFGGg
No mesmo dia em que esteve no Fuxicando, 12 de abril, Luê participou com Júnior Soares do programa Acústico Matéria Prima, da rádio Cultura, transmitido pela internet via twitcam. É o que vemos a seguir - ela canta novamente "Alumiará", e também "Sei Lá" (Felipe Cordeiro) e "Dunas da Princesa" (Ronaldo Silva).


Completam a lista três vídeos da atual temporada que Luê faz aos sábados no SESC Boulevard, e que vai encerrar dia 30. A postagem foi feita por Felalfaia no dia 20, então suponho que sejam do show do dia 16. As imagens estão um pouco embaçadas, mas são de momento o único registro existente da temporada. O primeiro vídeo é de "Nós Dois":



Segue o vídeo de "Tempo Invertido" (Renato Torres):



E, pra encerrar, novamente "Saara", com a participação do autor, Arthur Espíndola:



Um comentário: