Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sábado, 9 de abril de 2011

Foi Show: Projeto Charmoso


Vemos acima a dupla Nanna Reis e Pro.efX na estreia do Projeto Charmoso, ontem, na segunda edição do Som do Norte na Saraiva. Novamente o público lotou o Espaço Benedito Nunes da Saraiva MegaStore (Shopping Boulevard - Belém), como quando da primeira edição, com Juliana Sinimbú, em março.

O evento, além de ser o primeiro show da dupla, deu margem a um inesperado e divertido bate-papo sobre redes sociais. O fato é que, como contei na abertura, conheci Pro.efX através do Orkut ("aquele site antigo", como falei, pegando uma expressão tuitada outrora por Felipe Cordeiro) - foi na página dele que encontrei as primeiras fotos da estreia do show Amor Amor , da Lia Sophia, do qual ele participou - e Nanna pelo Twitter - ela mandou um reply dizendo que estava me seguindo, depois outra pedindo pra eu divulgar o flyer do show Brasilidade, quando de sua primeira edição em maio de 2010. Mal sonhava eu, então, ainda morando em Porto Alegre, que caberia a mim dirigir a volta do Brasilidade, que aconteceu em setembro, no (já extinto) Bocaiúva Café. Pude ouvir o Brasilidade original através da internet, pelo programa Cultura Viva, produzido por Fabrício Rocha (que nos deu a honra da presença ontem). Imediatamente fiz contato com Nanna, pedindo para postar o show, na íntegra, numa caixinha cantante do blog. Ela não só topou como passou a me ver como um possível parceiro de seu trabalho, convidando-me para ser seu produtor tão logo cheguei a Belém, em junho. Conforme relatei à atenta plateia d'ontem, foi um período muito bom, que só acabou devido a meu progressivo envolvimento com assessoria de imprensa e produção de eventos; período este em que fizemos várias coisas das quais me orgulho, assim como me orgulho de ter lançado ontem o Projeto Charmoso.

Nanna (foto acima) contou que o Projeto também começou por iniciativa de Fabrício, que foi o primeiro a falar para ela do trabalho de Pro.efX (foto abaixo), na mesma época do primeiro Brasilidade. Os dois se adicionaram no MSN e passaram a conversar, vindo daí a parceria que estreou na edição de aniversário do programa Invasão, da TV Cultura do Pará, gravado em agosto, em que eles tocaram "Charmoso" (e do qual eu participei como entrevistado, falando do Festival Megafônica).

Nesta sexta a dupla tocou quase todo o repertório que já tem pronto: foram 11 das 15 músicas já feitas (Nanna disse que, inicialmente, eles pensavam que fariam apenas "umas 5 músicas", pra lançar num EP). Mandaram também um cover de Curumin, "Solidão Gasolina". Todas as outras são autorais, base de Pro.efX e letra de Nanna, com títulos que, quase sempre, têm por subtítulo o nome da base - casos de "Menina Mulher - sambassim" e "O descendente de Narciso - Sambasamba". Os nomes são provisórios, a própria Nanna considera ainda as canções "muito cruas", porém ao menos uma música já saiu de lá com título definitivo, por votação da plateia: a canção que constava do set list como "Menina Bonitinha, Rapaz Muito Educado - Blade" agora se chama oficialmente "Menina Bonitinha".

Agradecemos a presença de todos, principalmente a dos colegas da imprensa - o já citado Fabrício, mais Angelo Cavalcante, do blog Veia Pop, e Carlos Matos, do site Ponto Zero, autor das fotos que ilustram este post. Também agradecemos, claro, à parceria com a Saraiva. No dia 13 de maio, faremos a terceira edição do projeto, desta vez com a presença de Gigi Furtado.

  • Quem não foi ontem pode conferir o Projeto Charmoso neste sábado mesmo, pois a dupla toca no R 25, ao lado de Projeto Secreto Macacos. Nos próximos shows, o Charmoso já deverá ter uma cara de banda, com a inclusão de uma guitarrista e uma trompetista.
  • Saiba mais: O Ponto Zero destacou o ProjetoCharmoso no Som do Norte na Saraiva no blog e no site, em texto e fotos de Carlos Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário