Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 28 de março de 2011

Foi Show: Simplemente Vital


Uma tarde, Vital Lima está num supermercado no Rio de Janeiro, quando seu telefone toca. É a cantora Alba Maria, que lhe pede autorização para montar um show apenas com músicas dele, intitulado Simplesmente Vital. Alba não entende o silêncio do outro lado da linha e, temendo desagradar Vital, compositor que tem fama de muito reservado, começa a dizer que se ele não tivesse gostado da ideia, tudo poderia ser cancelado e... ele a interrompe, dizendo que acabara de escrever uma música dedicada a ela! A deliciosa história, que revela o quanto de sintonia pode haver entre autor e intérprete, foi revelada pelo próprio Vital antes de cantar com Arthur Nogueira a composição inspirada por Alba, “O Parkour”, no show que, devidamente autorizado, aconteceu no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém, no dia 13 de outubro de 2010.


Vital Lima ensaia "O Parkour" com Arthur Nogueira

Parkour é um esporte cujo praticante procura se deslocar da maneira mais rápida entre dois pontos, o que às vezes pode significar pular de cima de um prédio a outro, assumindo conscientemente o risco resultante. Na canção, Vital compara este risco com o que um cantor assume, expondo no palco suas emoções. Bem que Alba “reclamou”, durante a apresentação, de como as músicas de Vital exigiam sofrimento dela para a correta interpretação – já após o show, a sério, justificou-me a escolha de cantar apenas Vital neste espetáculo exatamente pela identificação dele com os aspectos de drama e emoção que são características fortes no trabalho dela.




Em grande forma vocal e com domínio absoluto do palco, Alba fez em Simplesmente Vital um belo passeio pela obra do homenageado e seus diversos parceiros, desde nomes consagrados da MPB como Hermínio Bello de Carvalho - co-autor de “Tal Qual Eu Sou” (que Vital e Alba cantaram em dueto no fim) – até os jovens da nova geração paraense, como Leandro Dias (que acompanhou Alba ao violão em “Uma Bem-te-vi” - ver vídeo acima) Também participaram os violonistas Marcelo Shiroteau e Diego Leite, o bandolinista Marcelo Ramos e o pianista Paulo José Campos de Melo. A banda-base a acompanhar a cantora contou com Floriano (direção musical e violão), Lenilson Albuquerque (piano), Adelbert Carneiro (contrabaixo acústico), Esdras de Souza (sax e flauta) e Edvaldo Cavalcante (bateria).



O bis: "Círios", de Vital e Marco Aurélio

Um comentário:

  1. Beleza, Fabio. Obrigada pelo registro, aqui em teu sítio, desse show emocionante, dessa artista inigualável.
    Vale lembrar que o "Simplesmente Vital" está com carta da lei Tó Teixeira aprovadíssima, só esperando parceiros para tornarmos este espetáculo um DVD. A intenção é que no segundo semestre já estejamos nos preparativos. Mais uma vez, obrigada!
    Valeu a força!
    Um abraço!

    ResponderExcluir