Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Olho nas Oportunidades


Pegamos emprestado o título de uma seção do nosso informativo Rapidola para destacarmos essas quatro dicas interessantes para bandas não apenas do Norte.
  • A primeira saiu há alguns dias no site do Araribóia Rock e já foi citada no próprio Rapidola: o programa Giro TAM, que permite a marcação sem custo adicional de até três paradas para viagens de ida e volta dentro do Brasil, que iniciem em São Paulo ou no Rio de Janeiro, o que o Araribóia considera ideal pra bandas em turnê. Ex: uma banda sai de São Paulo com viagem tendo como destino final Belém e inclui no roteiro outras três cidades onde tenha show (digamos, Salvador, Recife e Fortaleza). O que a banda irá pagar será apenas a passagem São Paulo-Belém, mais as taxas de embarque dos três aeroportos do meio do caminho. Na prática, são 4 viagens pelo preço de 1. Espero que a ideia emplaque, de modo que em breve a TAM amplie para viagens iniciando em qualquer ponto do Brasil, não apenas São Paulo e Rio.
  • Já a Puma Air está com a promoção Feliz 2011: na compra de passagens de ida e volta entre os trechos São Paulo, Belém, Macapá e Fortaleza, a volta sai por R$ 11,00! Compra e viagem devem acontecer em fevereiro.

  • Esta outra dica serve tanto para bandas quanto para quem queira montar uma produtora de eventos. Não há mais necessidade de você começar tendo grandes gastos para abrir um escritório; existem em todo o país vários escritórios virtuais - salas equipadas com modernos equipamentos, que permitem agendar uma reunião com possíveis patrocinadores (foto), auditórios que propiciam um pocket show para executivos de gravadoras etc., e que você só paga o tempo que usar, sem custos mensais fixos. Essa modalidade de escritório surgiu nos Estados Unidos e já se faz presente no Brasil há mais de uma década. Os primeiros foram criados em São Paulo; eu mesmo usei bastante em Porto Alegre o Virtual Office, onde inclusive cheguei a realizar uma edição do meu Curso de Jornalismo Cultural, em 2006. O Virtual pertence à ANCN (Associação Nacional dos Centros de Negócios e Escritórios Virtuais). Um dos pioneiros da rede na região Norte é o North Office, de Belém, credenciado exclusivo da ANCN no Pará. Visitei o local na semana passada e considerei a estrutura excelente.
  • Pra encerrar, um aviso para evitar, justamente, que você perca uma oportunidade. Artistas e bandas que decidam produzir seus CDs de forma independente precisam estar atentos para incluir no produto o código de barras - sem isso, você simplesmente não terá como colocar seu disco à venda nas principais redes de varejo com abrangência nacional, como a Livraria Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário