Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Na Rede: Vamos ouvir o Acre?


A primeira (e, até o momento, única) vez que fui ao Acre, em setembro de 2008, foi com certeza um momento que marcou, ou melhor dizendo, mudou minha vida. Sem sombra de dúvida, o Som do Norte começou a nascer naqueles dias que passei em Rio Branco. Pela primeira vez, eu tive contato com o trabalho de um coletivo cultural (o Catraia), com um festival de música independente (o Varadouro) e com a musicalidade nortista para além dos clichês folclóricos (foi onde conheci Filomedusa, Los Porongas, Boddah Diciro, La Pupuña, Cabocrioulo, para citar apenas algumas das bandas do Norte que tocaram naquela edição do festival). Mas talvez o fator-desencadeante-principal tenha sido o DVD de áudio que recebi da Aldeia FM, por iniciativa de seu diretor, Alexandre Nunes (recentemente nomeado também diretor da TV Aldeia, além de fundador do Coletivo de Cultura P&IÁ).


O DVD contém simplesmente 617 gravações abrangendo cerca de 30 anos da música acreana - desde sambas de Da Costa e lambadas de Jorge Cardoso aos primeiros registros de Los Porongas, além de itens exclusivos, como participações de bandas de Rio Branco nos programas da Aldeia (entre estas, figuram duas raras canções da Caricatus, banda que tinha como vocalista Carol Freitas, hoje na Filomedusa), e até shows inteiros.

Embora, de fato, este DVD tenha sido uns dos motivadores para que eu criasse o Som do Norte (que neste dia 3 completa 18 meses no ar!), durante muito tempo não havia como o material ser aproveitado na íntegra - primeiro, pelo tamanho, são mais de 2 GB de música! Algumas canções foram publicadas como Música do Dia, e o 1º CD de Pia Villa entrou no Acervo Acre do blog-irmão Música do Norte, mas era pouco, eu continuava querendo disponibilizar o acervo todo, afinal era esta a intenção de Alexandre ao me repassar o material. Há pouco semanas, encontrei a solução quando Edvaldo Souza, o Azul, me passou o link de parte do acervo do seu projeto MúsicaParaense.Org: paralelo à publicação de postagens com gravações no seu blog, o Azul mantém aberta uma pasta no 4Shared, no link http://www.4shared.com/account/dir/QFR06GTo/sharing.html?rnd=79

Criei então uma conta "SomdoNorte" nesse site para, num primeiro momento, hospedar as músicas do famoso DVD. Elas estão sendo enviadas desde o domingo, 30 de janeiro; até o momento, já estão na pasta "SomdoAcre" 479 músicas, que você já pode ouvir clicando aqui .

Uma das pérolas desse arquivo é a participação de Pia Villa no show Acústico Stigma 7 Anos e que consta da pasta da Camundogs (a sucessora da Stigma). Pia participou dividindo o vocal de "Baixaria Blues" naquele show realizado em 25 de agosto de 2005 no Teatrão - antes, portanto, da gravação deste clássico por Carol Freitas em 2006. Além de ser um belo exemplo de como no Acre as diferentes gerações convivem em harmonia e com respeito, também não deixa de ser engraçado ouvir o verso O velho Pia Villa adoidado na voz do próprio Pia Villa! Ao final, é citada a canção "O Trem da Viagem", parceria de Pia com Felipe Jardim (na gravação de 2009, a Filomedusa também mesclou "Baixaria..." com "O Trem..."). Vamos ouvir!

STIGMA - part. especial Pia Villa
"Baixaria Blues" (Diogo Soares - Saulo Machado)
ao vivo


  • Tão logo encerre o envio das músicas para a pasta Acre, minha ideia é criar novas pastas para abrigar meu acervo dos outros Estados do Norte. Artistas, bandas e colecionadores que queiram disponibilizar seu acervo musical para inclusão nas nossas pastas podem entrar em contato pelo e-mail musicadonorte@gmail.com

Um comentário: